sexta-feira

YEMANJÁ


Yemanjá, Iemanjá, Yemaya, Iemoja, Yemojá, é um Orixá feminino, seu nome deriva da expressão em yorubá: “ Yéyé omo ejá” ( Mãe cujos filhos são peixes ).
Esta deusa africana, vem da região de Egba, representa os lagos, os mares, a fertilidade, a mãe de muitos Orixás, a dona do “ Orý”, senhora dona das cabeças, dona dos pensamentos.
Rainha dos Mares, é considerada o princípio de tudo, pois toda a evolução da Terra, vem dos oceanos, dela é o movimento, as coisas cíclicas, o que se repete infinitamente, as profundezas dos oceanos e do inconsciente, a força contida e o equilíbrio da vida.
É a protetora dos pescadores, dos jangadeiros, dos marinheiros, dona da fartura e da fertilidade, mãe amorosa e acolhedora, mas exigente.
Vibra nas águas doces e nas águas salgadas seu reino principal, marola mansa em noite de Lua cheia, mas violenta, como a pororoca, no encontro da água doce com a salgada, em noite de tempestade e de vendaval.
Yemanjá cuida da infância, dos primeiros anos de vida, do crescimento e do desenvolvimento das crianças, seus filhos são ligados no presente, sem planejar grandes e ambiciosos planos para o futuro.
Yemanjá, “ senhora dos seios fartos” é considerada bela e misteriosa entre as mais belas, e é disputada por três maridos: Oxalá, Xapanã e Xangô, sendo que em alguns lados, ou ramos do Batuque, ela faz ajunto com Ogum.
Elemento: Mar, rios e lagos.
Dia da Semana: Sexta-feira e sábado (RS)
Axé ( força emantada): Mar, maternidade, fartura, pensamentos e pesca. 

Nenhum comentário: