terça-feira

Seminário da RENAFRO - Maceió

IX SEMINÁRIO NACIONAL RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS E SAÚDE
10 Anos da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde
Maceió, 29 e 30 de abril de 2013
Os terreiros constituem-se, há séculos, em espaços de inclusão para os grupos hístoricamente excluídos, de acolhimento e aconselhamento. As práticas rituais e as relações interpessoais que são constituídas nestes espaços possibilitam as trocas afetivas, a produção de conhecimento, o acolhimento, a promoção à saúde e a prevenção de doenças e agravos, bem como a renovação de tradições milenares, sobretudo por meio do uso das plantas medicinais.
Para as religiões afro-brasileiras o corpo é considerado a morado dos deuses e deusas, portanto, precisa estar bem cuidado e suas lideranças assumem, ainda que informalmente, atribuições da referência e contra referência de pessoas para os serviços que compõem a rede SUS, o que reitera o seu papel estratégico para a defesa do Sistema Único de Saúde.
É importante ressaltar que as religiões afro-brasileiras possuem um modelo de saúde onde a escuta e o acolhimento são partes importantes para a manutenção do processo de equilíbrio das pessoas, e esse modelo encontra respaldo na Política Nacional de Humanização do SUS e na Política de Saúde Integral da População Negra.
Então, este Seminário teve como objetivo, as seguintes proposições:
- contribuir para a troca de saberes e experiências entre os terreiros e o Sistema Único de Saúde,
- apresentar e discutir com a população dos terreiros e população negra as diversas políticas públicas de saúde,
- dar continuidade ao processo de diálogo entre as lideranças de terreiros, gestores, profissionais e conselheiros de saúde com a finalidade de formalização de uma agenda comum de ações em saúde voltadas para a população de terreiros e população negra.
Participaram deste processo, mais de 200 pessoas, de todos os estados do Brasil.

O Rio Grande do Sul, participou com 11 militantes da Umbanda e do Batuque, comitiva coordenada, pelo Babalorixá Baba Dyba de Yemanjá e representada pelos núcleos da RENAFRO, das cidades de Alvorada, Carazinho, Pelotas, Rio Grande, Santana do Livramento e Porto Alegre, com duas comunidades, Ilhas da Pintada e Vila São José. 

Nenhum comentário: