terça-feira

Oxum, dona do Ouro!


Oxum, deusa do amor e da sedução, dona das riquezas fluviais, divindade símbolo da feminilidade, da fertilidade e da fecundação.
O ouro é seu metal mais precioso e também a sua cor mais característica, símbolo da beleza e da graciosidade, seu principal emblema é um espelho em forma de leque, o “abebê”, que representa uma cabaça em forma de ventre, simbolizando os segredos da geração dentro do útero.
Sua origem vem da Nigéria - da nação Ijexá e Ijebú, onde corre um rio com seu nome, em cuja margem está localizada a cidade de Oshogbo, templo original do seu culto. Suas histórias e lendas a fazem ligada a vários Orixás, com quem tem grande afinidade como: Oxóssi, Ogum, Xangô, Orunmilá e Exú.
Ela é a senhora responsável e principal protetora da fecundidade e da maternidade, tanto da terra, através da irrigação, por exercer seu poder sobre todas as águas doces, importantes e fundamentais para a vida neste planeta, como a vida das mulheres, propiciando assim a continuidade da vida .
Sempre evocada para se conseguir boas colheitas assim como um bom número de filhos, símbolos de prosperidade na cultura yorubá . A ela é atribuída a proteção também das crianças desde a fecundação, ao desenvolvimento do feto até o seu nascimento.
Como uma ninfa africana, Oxum é a dono do ovo, a maior célula viva, símbolo maior da capacidade reprodutiva da natureza, carregando consigo também todos os predicados da beleza, riqueza e portanto da projeção mítico social.
Uma das suas características a imprevisibilidade: podendo ser  em um momento, o leito suave e doce do fluir das águas do rio, como a corrente caudalosa de uma cachoeira.
Elemento; Rios e cachoeiras.
Adornos e ferramentas: Abêbê alfange.
Dia da semana: Sábado.
Axé (força emanada): Amor, feminilidade, sedução e maternidade.

Nenhum comentário: