terça-feira

Salve Yansã !

YANSÃ, IANSÃ ou OIÁ
Mulher, guerreira, audaciosa, aventureira, leal, rainha dos ventos e das tempestades, dos raios e por incrível que possa parecer, pertence ao rio Níger na África.
Mãe que defende seus filhos sem temor, mas que tem um temperamento e uma qualidade ardente e sensual, prometida e casada com Ogum, depois se apaixonou por o Rei Xangô, do qual foi sua primeira esposa.
Ela é considerada destemida e justiceira, é senhora absoluta dos eguns (espíritos dos mortos) os carregando em suas passagens para o Orún e conta a lenda, debaixo de suas saias.
Sua imagem guarda uma boa distância dos outros orixás femininos da mitologia africana, aproximando-se mais dos terrenos consagrados aos homens. Ela está sempre distante do lar, presente nos campos de batalha e nos caminhos cheios de aventuras.
Suas armas são a espada, o chicote, os chifres de búfalo e um alfanje, na tradição do Candomblé, seu dia é quarta-feira, juntamente com Xangô.
No Batuque do RS, seu dia é terça-feira com Xangô, sua cor: vermelho e branco, em outras passagens, marrom e vermelho ou grená, sua fruta: a maçã e o seu apeté: de batata-doce, seu óleo: o epô (azeite-de-dende), seu elemento: o ar.
O arquétipo das filhas de Yansã é o de mulheres, fortes, sensuais, guerreiras, audaciosas, que se movimentam com rapidez, mas levadas pela cólera quando contrariadas, mudam o rumo de sua vida por um ideal ou por amor.
Algumas vezes, tem atitudes imprevisíveis, que costumam fascinar quem as cerca porque são francas e sinceras. Amigas fiéis, leais, expressam suas alegrias e tristezas sem muito pudor.
Adoram objetos de adorno, preferindo as bijuterias e o cobre, roupas coloridas, porém sóbrias e são pessoas alegres, intrigantes e em algumas vezes autoritárias.
Sua frase é: “ manda quem pode, obedece quem precisa e tem juízo”!

Eparrey, Yansã!

Nenhum comentário: