terça-feira

Nanã, o encontro das águas!

NANÂ ou NANÃ-BURUKU
Nanã, Nanã-Buruku, Nananburukê, Ibiri, Anã, Anamburukê, Onanã, senhora de muitos nomes.
É considerada divindade das águas, a mais antiga de todas, muito velha e arredia, dona das águas paradas, das lagoas, dos pântanos, das chuvas, senhora das profundezas do mar e da lama.
 É a lama primordial, a ancestral, o barro, a argila, dela saem seres tanto imperfeitos quanto perfeitos, os quais são modelados por Oxalá, e que tem as cabeças preparadas pelo sensível Ajalá.
Conta seu mito que antes de criar o homem de barro, Oxalá tentou fazer a sua criação de madeira, pedra, água, fogo e ar, mas sempre encontrou dificuldades que o impediam de concluir sua obra.
Então, a senhora da sabedoria Nanã ,se ofereceu para ajudar, para que dela fossem criados os homens que habitariam a Terra, impondo apenas uma condição: ao morrer, o homem a ela voltaria, ou seja “ do barro saíste, ao barro voltarás”.
Ela está relacionada aos aspectos da formação das questões humanas, da essência do indivíduo, do próprio ser humano, ela está no principio de tudo.
É considerada por muitos como perigosa e vingativa, em outros contos, sente-se relegada em segundo plano por Oxalá, guardando ressentimentos pela situação enfrentada, com ele pariu dois filhos: Obaluãe e Oxumaré.
É ela quem reconduz ao terreno do astral as almas daqueles que Oxum colocou no mundo real.

Nanã é a deusa do reino da morte, sua guardiã, a que recebe os mortos, os acalenta e aquece, repetindo a vida intra-uterina para um posterior nascimento.

Nenhum comentário: