segunda-feira

Emancipação Femina ou Feminista?



Pois é mulheres do Axé, que frequentam esta página como é isso mesmo? Está correta essa afirmação no título?


Estava lendo algunas revistas que recebi e que por acaso as encontrei limpando gavetas, imagina no final de semana - foi isso, e me deparei com a afirmativa da escritora iraniana Azar Nafizi, aliás, prá nós já tem uma grafia no nome horrível - "azar", mas cada etnia com o seu cada qual, não é mesmo?


Buenas, ela escreveu um livro chamando " Lendo Lolita em Teerã", imagina o que foi o rebuliço, ela é proscrita em sua terra, escritora e pensadora maldita e eu fico pensando, preciso desse livro em minhas mãos, quem sabe não servirá de inspiração prá algumas que desistem da força do seu axé, que acham demais o compromisso com o terreiro, com seus preceitos, com seus fundamentos, olha, estamos no século XXI e o século passado foi consagrado as Mulheres, ou seja, a todas nós!


Mas ela diz mais, " emancipação feminina não é um presente de Deus!" e afirma mais: é preciso muita luta prá conquistar os direitos civis das mulheres, principalmente no seu país!


E eu fiquei pensando: puxa vida, a nossa luta é todo dia, não temos folga em nehuma língua e clamo ao senhor da guerra, Ogum, me empreste sua espada e sua lança e nos dai força,axé!


Gente eu tinha prometido falar sobre Saúde, mas dá prá falar nisso, sem perceber que o sofrimento, o adoecimento mental e a falta de liberdade não dá "sangue" prá ninguém, ou seja não tem saúde que resista a isso e aí, aqui no Rs, em Alvorada como está a vida das nossas mulheres do Axé, será que tem alguma diferença?


É claro que tem diferença, mas será que esse exemplo nos serve? Eu acredito que sim, promento achar mais alguns dados sobre a escritora e partilhar com todas.


Hum, bom inicio de semana, salve o dono dos caminhos, das ruas, das estradas!


Ia esquecendo, ela publicou seu livro no final dos anos 90 e está nos Estados Unidos desde então.


Somos a Memória que não se cala!

Nenhum comentário: