segunda-feira

Respirar é fundamental!


Olá meninas e gurias deste País, todas bem? Espero que sim! Voces tem reparado que de julho prá cá volta e meia eu falo sobre ar, pulmão, renite, respiração curta, bronquite, esquisitice? Notaram mesmo? Pois é, espero que sim, me dei conta que este é um tema recorrente neste blog, pois o inverno aqui no sul foi brabo, a Primavera (que não se chama Vera e nem é minha prima) tá fazendo espírrar, os olhos arder, o nariz comichar e o pulmão, ahã, esse coitado está baleado, está sim! Estou e estamos aqui na redação, várias de nós, deixando de fumar, é sim, e aí depois de longos anos a prova vem!

Gente, eu só me esqueci de dizer que o dono do ar, da respiração, do ânima, da comunicação, é o Bará, é o Exú, é êle o dono desse elemento vital e fundamental para podermos viver e respirar em paz, será que estou cuidando desta energia direito? Será que me esqueci deste ancestral, tão importante?

Seu fundamento, seu acutá, suas frutas, sua casa está em ordem? Creio que sim, mas as vêzes não olhamos com os olhos de ver!

Pois bem, apesar das coisas da terra, das experiências que trocamos este espaço pertence àquelas que são vivenciadoras (es)dos rituais de matriz africana e nossos fundamentos tem elementos da Natureza e posso ter esquecido de uma folha, um tronco, de um mineral, de um epô, de uma colherada de mel, será que olhei incorretamente um cauím?

Motumbá, meu mais velho, peço humildemente o seu socorro! Desculpe a correria de todo o dia, a falta de tempo (não construído), os percalços e dedicação a outros temas, quem sabe não está na hora do recolhimento e do ebó?

Então quem sabe todas nós não aprendemos com esta reflexão, preste atenção no seu sagrado que com certeza não teremos mais chaminés entupidas, Axé!

Nenhum comentário: