quinta-feira

O corpo: espaço político!


Pois é, gurias aí vem chumbo!

É, eu pesquisei, estudei prá fazer bonito no encontro da Capoeira Angola, é sim, leiam aí e deixem suas opiniões, por favor não tenham vergonha, esse debate é nosso!

"É vital recuperar o corpo como espaço político. O corpo é o lugar onde habitamos (onde residem nossos Orixás), e nele incorporam-se muitos direitos. Estes direitos tem sido negados a muitas pessoas que, por esse motivo, organizam-se nos diferentes movimentos sociais. Historicamente, a má distribuição dos recursos e do poder, tornou inviável o acesso aos direitos humanos. O corpo adoece e, hoje em dia, a epidemia da AIDS concentra nos corpos os resultados dos preconceitos e a ignorância. A saúde é uma questão de mercado e o acesso a ela é extremamente desigual. O corpo é objeto de proibições morais, é massacrado nos conflitos armados e nas guerras. Nestas situações, o corpo de mulheres e travestis é objeto de abuso, violação e castigo.
O corpo sofre pela cor da pele e pelas características étnicas que o tornam diferente.
Desde o ponto de vista simbólico, o corpo sofre o impacto do modelo consagrado socialmente, tanto na estética quanto na forma de relacionamento heterossexual, considerado como a única possibilidade de relação sexual normal. As diferenças expressas no corpo são motivos de exclusão e, em casos de intersexualidade, os corpos que não seguem os modelos do feminino e do masculino incomodam, e devido a isso muitas vezes são mutilados em tenra idade.! "
fonte:Manifesto por uma Convenção Interamericana dos Direitos Sexuais e dos Direitos Reprodutivos

Axé

Nenhum comentário: