sexta-feira

O corpo: espaço político!


Olá gurias passei uma semana sem conversar com todas, não é ?

Peço sinceras escusas, estive correndo (mas não foi da policia, viram?) mas agora voltamos com calma e vamos lá continuar nosso papo sobre o Corpo!

Tem gente dizendo " queremos mais, queremos mais - e alguns dizendo a "Claudete arrasou"!

Buenas, modestamente vamos falar então do que afirmamos lá no debate!

Comparei o nosso corpo com a morada dos nossos Orixás, com a semelhança que temos com eles, seu arquétipo ( tipo físico: alto, baixo, magro, forte, gordinho, pernas finas, guerreiros, doces algumas e outros nem tanto).

Pois é, é isso mesmo!

Nosso corpo, onde moram os nossos Orixás, cabeça ( Orí-ó), ajuntós ( nosso corpo-tronco) e passagens (braços, pernas, mãos),estão gostando?

Essa é e foi a leitura que fiz contra o preconceito, o racismo, a diferença entre nós, todas e todos somos diferentes uns dos outros, mas humanos, portanto!

Não nascemos racistas e nem preconceituosos.

E hoje é dia de Yemonjá, deusa dos seios fartos e dona de todos os peixes, etc e tal, todas que tem acompanhado o nosso debate, já sabe que ela é poderosa!

Então minhas amigas, vai aí o último trecho do que defendi, na Capoeira Angola, "Adão, Adão, cadê Salomé?"

"Pois então, as diferenças expressas no corpo são motivo de exclusão e, em casos de intersexualidade, os corpos que não seguem os modelos do feminino e do masculino incomodam, os corpos que não seguem esse padrão, são mutilados. O corpo expressa a desigualdade social:por um lado, a obesidade produto da má nutrição, a desnutrição e o envelhecimento precoce por excesso de trabalho forçado e, por outro, a bulimia e a norexia. Por tudo isso, o corpo é o lugar "político" mais visível das desigualdades. Nossos corpos tem carne, cores, traços e formas diferentes que delatam a desigualdade, não podemos negar sua dimensão política!"

Era isso minhas amigas, blogueiras e simpatizantes da Liberdade, deixem sua opinião!

Desejo um feliz final de semana!

Axé

Nenhum comentário: