quinta-feira

I Conferencia Estadual GLBT no RS



O Rio Grande do Sul anuncia a realização da I Conferência Estadual GLBT que será realizada nos dias 12 e 13 de abril

A Governadora Yeda Crusius publicou no Diário oficial do Rio Grande do Sul o Decreto 45.562, no último dia 20 de março, que convoca a realização da I Conferência Estadual GLBT – Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul nos dias 12 e 13 de abril.
Fruto do esforço da sociedade civil organizada - grupos, redes e associações abaixo relacionados - que pretende que o Estado possa lançar o Rio Grande do Sul sem Homofobia ,que deverá ser um Plano Estadual de Combate à Homofobia e de Promoção da Cidadania GLBT.
Essa Conferência está inserida no processo que antecede a Conferência Nacional que acontecerá em Brasília no período de 6 a 8 de junho, no Centro de Eventos Brasil 21.
Essa é a primeira Conferência com essa abordagem no mundo, e terá como tema Direitos Humanos e Políticas Públicas:
O caminho para garantir a cidadania de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBT).
O objetivo do encontro nacional é propor políticas públicas e a elaboração do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de GLBT, ao mesmo tempo em que pretende avaliar e propor estratégias para fortalecer o Brasil sem Homofobia - Programa de combate à violência e à discriminação contra GLBT e de promoção da cidadania homossexual.
Os delegados - representantes da sociedade civil e do poder público - serão definidos em conferências estaduais organizadas por comissões que integram o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública, universidades públicas, poder executivo, poder legislativo e membros dos movimentos GLBT.
Delegados
O Rio Grande do Sul será responsável por eleger 32 delegados, sendo 60% da sociedade civil e 40% do poder público. Entretanto, o Governo do RS, responsável pela organização da Conferência, não irá financiar a vinda, hospedagem, nem alimentação dos participantes do interior ou da capital, mas apenas se responsabilizará pela estrutura do evento e o envio dos delegados eleitos, via terrestre, para a Conferência Nacional, em Brasília.
Por isso, pedimos que você e seu grupo se articule localmente para poder participar.
A Comisão provisória está tentando viabilizar locais alternativos para hospedagem em sindicatos e associações de classe visando baratear os custos e possibilitando a participação do maior número possível de pessoas do interior do Estado e região metropolitana.
A realização dessa Conferência no ano em que será comemorado os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, tem um sabor especial para os GLBTs que lutam no mundo todo para terem seus direitos garantidos e o desejo do movimento GLBT brasileiro em transformar as políticas de governo em política de Estado.
No processo de articulação para realização da Conferência, tem se reunido a Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, que é o órgão que irá presidir a Conferência e todas as organizações e redes da sociedade civil que trabalham com o tema, como a Direção da Região Sul da ABGLT – Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, travestis e Transexuais;
a Liga Brasileira de Lésbicas - Região Sul;
o Coletivo de Lésbicas Negras Feministas Candace;
os grupos SOMOS, Nuances, Outra Visão, Igualdade, Legau, Se Ame, Integração Vivências , Acarmo, Maria Mulher e outros parceiros como a RNP RS, Conselho Municipal de Direitos Humanos, Conselho Municipal da Mulher, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, União da Juventude Socialista e ativistas independentes.
Axé!

Um comentário:

Anônimo disse...

Esta é o meu blog favorito. Gostaria paenas de informar que a I CELGBT RS, provavelmente terá um novo decreto para que ocorra nos dias 15 e 16 de maio.
Saravá!
Leila Lopes