sábado

Intolerância Religiosa - Ação vitoriosa do Povo de Santo RJ




. By Marcio Alexandre M. Gualberto

Após uma série de reportagens publicadas pelo jornal Extra relatando casos de expulsão de religiosos do Candomblé e da Umbanda dos morros do Rio de Janeiro por traficantes convertidos ao Evangelho, várias organizações e lideranças religiosas mobilizaram-se para um protesto realizado ontem, dia 27, nas escadarias da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.
Antes da manifestação ocorreu uma audiência na Comissão de Combate às Discriminações e aos Preconceitos de Raça, Etnia, Cor, Religião e Procedência Nacional, presidida pela deputa estadual Beatriz Santos.
Na audiência estiveram presentes várias lideranças religiosas da Umbanda e do Candomblé, como também organizações como o Cetrab, o CEN, além do Subsecretario Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Dr. Perly Cipriano que lá esteve a nosso convite.
Durante a audiência vários casos foram relatados e tanto a presidente da Comissão quanto os deputados ali presentes, Jorge Babu e a representante da deputada estadual Inês Pandeló, comprometeram-se a chamar uma audiência pública com o Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, Dr. José Mariano Beltrame, representantes dos Correios e, por sugestão do Dr. Perly Cipriano, representantes do Ministério Público do Estado.
Durante a manifestação, um grupo de representantes das tradições religiosas reuniram-se com o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani, que reforçou o compromisso assumido pela Comissão e, foi mais além, marcou para o dia 11 de abril esta audiência pública.
Manifestação nas escadarias
Um conjunto composto por um número variável de 100 a 150 pessoas postou-se nas escadarias da Alerj e ao som dos atabaques e de cantos de louvor aos Orixás, manifestou-se contra a intolerância religiosa e seus desdobramentos sobre a vida das pessoas e sobre o comportamento dos religiosos na cidade do Rio de Janeiro.
Várias falas destacaram a ação empreendida pelo CEN em Salvador, na defesa do Terreiro Oyá Onipo Neto, como um modelo de ação rápida e enérgica do povo-de-santo em defesa de sua religiosidade.
A manifestação contou com a participação de vários parlamentares que, ao destacarem ser praticantes de outras religiões como o catolicismo, igrejas evangélicas ou até mesmo não ter prática religiosa alguma, se colocavam na linha de frente na luta contra a intolerância, fazendo desta manifestação um momento de grande vitória tanto para a Umbanda, quanto para o Candomblé.
A manifestação terminou como começou, ao som dos atabaques, de músicas de louvor aos Orixás e deixou em cada pessoa ali presente a certeza de que, com unidade, humildade e desejo de construir junto, não há força que se levante contra as religiões que possa ser vitoriosa.
Foi, sem sombra de dúvida, um belo dia para os religiosos e as religiosas mas, antes de tudo, um belo dia para a cidade do Rio de Janeiro que viu nascer um movimento de resistência e de defesa das tradições dos nossos ancestres.
Fotos: Mãe Fomo de Iansã
O Povo de Santo, continua de olho !
" Liberdade é nosso Axé de Fala!"

Nenhum comentário: