domingo

Axé, Mulheres...




12/03/2007
Axé, Mulheres...

" Liberdade é meu axé de fala !"
Para os nossos meninos que navegam neste blog, não espalhar, que somos amargas, briguentas e sómente lutadoras, aí vai Poesia !
Aliás, esta Poesia, estava no convite para o Show do dia 8 de Março - dia Internacional das Mulheres !
LUA ADVERSA
Tenho fases, como a Lua
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua ...
Perdição da minha vida !
Perdição da vida minha !
Tenho fases de ser tua,
tenho outras de ser sozinha
Fases que vão e que vêm,
no secreto calendário
que um astrólogo arbitrário
inventou para meu uso.
E roda a melancolia
seu interminável fuso !
Não me encontro com ninguém
( tenho fases, como a lua ...)
Nada de alguém ser meu
não é dia eu ser sua ...
E, quando chega esse dia,
o outro desapareceu...
CECÍLIA MEIRELES
Com esta Poesia de Cecília Meireles, poeta e atriz, o Fuxico de Terreiro deseja a todas
NÓS, garra, força e coragem !
Porque afinal, outro Mundo é possível !
Poesia alimenta nossas almas !
Eguibô Asé !





11/03/2007
Mulheres e Iyabás
" Liberdade é meu axé de fala !"
Pois é pessoal, a Semana foi linda e o dia 8 de Março cheio de atividades e de luz, o Show no Mercado Público, maravilhoso, parabéns a todas grandes artistas, mulheres e ainda por cima cantoras da nossa vida. Axé !
Vou reproduzir aqui um texto que foi distribuido pelo Fórum Estadual de Religiosos de Matriz Africana no Largo Zumbi dos Palmares.
" Na História, as Iyabás, as Iyás, as Mulheres de Luta e Resistência no Largo Zumbi dos Palmares "
Neste dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher,
Dia de Resistênca em Defesa do Largo Zumbi dos Palmares.
Nós as Mulheres de Orixá, de Santo, as Iyás, as Mulheres Negras, que resistimos quando fomos arrancadas de nossa Mãe, a Grande Mãe África,
Quando fomos violentadas, massacradas e oprimidas,
Quando tivemos nossos filhos arrancados de nossos braços,
Quando quiseram calar nossa voz,
Quando fomos exploradas sexualmente pelo Senhor do Engenho,
Quando fomos oprimidas, oprimidas pela escravidão,
Resistimos...
Porque eles Não conseguiram calar a nossa voz...
Porque lideramos, os Terreiros de Matriz Africana...
Porque nossa força está em nosso útero, e a força de nosso útero é a Força de Oxum...
E a Força de nossa Mente é a Força de Iemanjá...
E a Força que movimentamos muitas Mulheres é a Força de Iansã...
É a Força de Obá...
E são com estas forças, que neste dia de Luta e Resistência de todas as Mulheres de Todos os Povos que nós ...
As Mulheres de Orixá, as Mulheres de Santo, as Iyás, estamos aqui para dizer que um Mundo com TOLERÂNCIA é possível, assim como um Mundo sem discriminação RACIAL, com respeito à Diversidade.
Um Mundo sem exploração econômica e sexual das Mulheres, sem Homofobia.
Um mundo que respeite a África!
Que diminua ou elimine as desigualdades sociais e raciais, a exploração do Trabalho Escravo e do Trabalho Infantil, com respeito aos mais velhos.
Que preserve o Meio Ambiente, que promova a Paz e a Democracia.
As Iyás nos seus Terreiros, as Iyás e seus guerreiros e guerreiras, com seus Terreiros organizados serão o Marco da Luta em Defesa do LARGO ZUMBI DOS PALMARES, porque " elles" ... não vão apagar nossa MEMÓRIA, não vão terminar a nossa HISTÓRIA.
Porque ELLES não VÃO CALAR NOSSA VOZ, porque a nossa VOZ RUFA COM OS TAMBORES ! "
FÓRUM ESTADUAL DE RELIGIOSOS DE MATRIZ AFRICANA
Março, 8 de 2007
EQUIBÔ ASÉ !

Nenhum comentário: