quarta-feira

Promover a Igualdade faz a diferença

PRIMEIRA CONFERÊNCIA ESTADUAL DO POVO DE TERREIRO

A  Primeira Conferência Estadual do Povo de Terreiro foi realizada em Porto Alegre, de  27 à  30 de março do corrente ano, e teve como tema central “A Matriz Africana e seus Pressupostos Civilizatórios”, desdobrados nos respectivos eixos temáticos:

I - A Matriz Civilizatória Africana: Direitos Humanos.
.
II - A Matriz Civilizatória Africana: Marco Legal, Racismo e Intolerância Religiosa. 

III - A Matriz Civilizatória Africana: Desenvolvimento Sustentável e Comunidade Tradicional.

IV - A Matriz Civilizatória Africana: Organização Social, Política e Educação.
O Rio Grande do Sul se destaca pela autodeclaração como praticantes do ritual de Matriz Africana, dos 315.198 mil domicílios pesquisados, segundo  dados do Censo 2010 (IBGE),178, cidades fizeram a autodeclaração, representando uma população de 65 mil terreiros.
Foram realizadas 26 Conferências Municipais e Regionais, entre 10 de fevereiro à 10 de março, mobilizando uma população estimada em 2.500 mil pessoas.
Foram eleitos 450 delegados (as), representando 49 cidades, e que participaram ativamente da discussão dos Eixos Temáticos durante a realização da mesma.
O Comitê Estadual do Povo de Terreiro, responsável pela organização da Conferência Estadual, foi representado em todas as mesas de debates, pelo Comitê Executivo: Iyá Sandrali de Oxum, presidente da Conferência, Mãe Vera de Oyá e Baba Diba de Yemonjá.
Na abertura do evento, esteve presente o Senhor Governador do Estado, Tarso Genro, bem como a convidada, Professora Egbome Vanda Machado, BA e o vereador Paulinho de Odé, de Gravataí.
Durante a realização da Conferência, participaram mais de 800 pessoas, entre delegados e convidados, trazendo sua contribuição para a consolidação dos temas discutidos.
Entre os temas avaliados e discutidos, está a implementação do Conselho Estadual do Povo de Terreiro do Rio Grande do Sul, o primeiro a ser instalado em todo País.

Axé!

Nenhum comentário: