quarta-feira

OBÁ EWÁ


“ Obá é um dos “orixás femininos”, sobre o qual recaiu uma espécie de esquecimento...todavia, não obstante este aspecto, ela goza de um enorme significado e nos remete a um tempo original, “um tempo  em  que o mundo era governado pelas mulheres”.( Vilson Caetano de Souza jr, Prof.Dr.Antropólogo, PUC,SP)
OBÁ, deusa ligada à caça, à guerra, lutadora, vigorosa, cheia de coragem, mas, era e hoje ainda é, senhora das ilhas e penínsulas, orixá que zela pelo amor, líder das mulheres de sua tribo.
Deusa de um rio que na África  leva seu nome, organizava vários combates e conta a lenda, que saiu vencedora de todas. Lutou com Oxóssi, venceu; derrotou Obatalá, deixou no chão Orunmylá e até mesmo Oxumaré não resistiu à sua força.
Desafiou Obaluaê e botou Exú para correr. Foi derrotada, apenas, por Ogum, o qual se utilizou de uma estratégia para vencer; arriou um ebó composto de 200 espigas de milho e muitos quiabos e este composto foi colocado no pilão, amassou, dele fez uma pasta e depois, a Deusa em sua luta, escorregou na mistura, e depois da derrota a tomou como sua esposa.
No Candomblé e no Batuque do Rio Grande do Sul, sua manifestação está rareando, e tudo que se refere ao seu culto, é cercado de mistérios.
Naquele tempo os colares que a enfeitavam eram de cobre, prata e platina, adornados com marfim, coral, esmeralda e olho-de-tigre, joias de Yabá (rainha), suas armas: o facão e um escudo de cobre.
Quando dança no Xirê, cobre com sua mão, a orelha esquerda, relembrando uma desavença com Oxum, na disputa da preferência do amor de Xangô.
Durante as obrigações de “quatro patas”, a ela é oferecido a cabra adulta sem chifres (mocha) e as aves: galinha amarela, galinha e pomba vermelhas ou galinha e pomba cinza, sua comida ou “frente”, acaçá, acarajé de feijão fradinho, amalá de carurú, sua fruta predileta: o abacaxi.
Faz “ajuntó” (casa), com Bará, Xangô, Xapanã e com Ogum (raramente), em virtude da derrota do passado ancestral. O dia da semana que a ela é dedicado: segunda e quarta-feira. Suas cores, de contas de guias, em alguns “lados”, responde como vermelho e branco (assim como Yansã); amarelo e preto; marfim; marrom, rosa e coral.

Defensora das mulheres que clamam por justiça: advogadas, lutadoras dos movimentos sociais e pelas mulheres em luta pelo seu amor; as filhas (os) de OBÁ, são extremamente honestos e com elevado senso de moral. Não cultivam muitos amigos, são pessoas simples e não usam  seu tempo em futilidades. São tolerantes e crédulos, porém não os enganem, sofrerá o efeito das suas “ 7 navalhas, bem afiadas”.

Nenhum comentário: