segunda-feira

Novembro está chegando

JOÃO CÂNDIDO FELISBERTO
 “ ALMIRANTE NEGRO”
Alistado na Marinha com apenas 13 anos de idade, fazendo sua primeira viagem como aprendiz de marinheiro, começa aí a história de um herói negro brasileiro e líder da Revolta da Chibata, ocorrida em 1910.
Este levante aconteceu em 22 de novembro de 1910, após Hermes da Fonseca ter assumido o poder e ser conivente com castigos físicos aplicados aos marinheiros.
João Cândido assumiu o comando do Encouraçado Minas Gerais, pedindo a abolição dos castigos corporais na Marinha de Guerra do Brasil, quando foi designado pela imprensa da época como “Almirante Negro”. Por quatro dias, os navios de guerra São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Deodoro apontaram seus canhões para a capital federal (Rio de Janeiro).
No ultimado dirigido ao Presidente Hermes, afirmaram os marinheiros:

“ Nós, marinheiros, cidadãos brasileiros e republicanos, não podemos mais suportar a escravidão na Marinha Brasileira”. Embora a rebelião tenha terminado com o compromisso do governo federal  em acabar com o emprego da chibata na Marinha e de conceder  anistia aos revoltosos, João Cândido e os demais implicados foram detidos.
" Somos a Memória que não se cala!"

Nenhum comentário: