segunda-feira

Entrevista de Jean Wyllys - Saúde, ABRASCO

Jean Wyllys

Escritor, professor universitário de Comunicação Social e eleito deputado federal pelo PSOL-RJ para o mandato 2011-2015, Jean Wyllys tem sido uma referência na defesa, luta e debate público dos Direitos Humanos; direitos LGBT; pluralismo religioso e cultura. Atua em dez frentes e comissões na Câmara dos Deputados e recebeu condecorações e menções de reconhecimento de seu trabalho, como a medalha Pedro Ernesto (CVRJ) e o prêmio de melhor deputado pelo site Congresso em Foco. É também colunista na revista Carta Capital.
Abrasco: Como respeitar às religiosidades e seus fundamentos sem incorrer nos erros e abusos de poder dos pensamentos teocráticos que ecoam na sociedade brasileira?
Jean Wyllys: O único meio é o fortalecimento da laicidade como componente fundamental do Estado brasileiro. Um Estado laico não tem paixão religiosa, mas, ao mesmo tempo, assegura a cada indivíduo e a cada grupo que professe a religião que melhor lhes responde filosoficamente as questões do mundo. O Brasil é um país plurirreligioso, todas as religiões colaboraram para o que chamamos de identidade nacional e não se pode esquecer isto. Respeitamos as religiões, asseguramos a liberdade de crença e é necessário que o Estado esteja protegido da influência de grupos para assim trabalhar por todos.
Abrasco: Como a sociedade civil e os poderes republicanos podem e devem enfrentar o problema da discriminação social em nosso país?
Jean Wyllys: Os poderes executivos devem deixar claro que as questões da fé privada não podem interferir na gestão pública. Isso deve ser passado como receita a cada contratação, promoção, a cada novo mandato. O presidente da República; governadores; prefeitos, e seus secretários e ministros não podem estar sob pressão de grupos religiosos na hora de elaborar e executar políticas públicas. No âmbito do legislativo, temos de fazer valer a defesa da Constituição Cidadã feita por todos os parlamentares no juramento de posse. Entre esses fundamentos, consta o artigo 5º, que garante que somos todos iguais perante a lei. Se o parlamento tomar esse cuidado e a sociedade acompanhar este cumprimento, a bancada religiosa não poderá propor projetos que contrariam os princípios da dignidade humana. O Judiciário também tem de trabalhar numa perspectiva laica, impedindo qualquer juiz de agir ou confundir suas ideias pessoais de Justiça com os dogmas da sua fé.
 Abrasco: Qual é a importância da Academia e das suas entidades científicas, como a Abrasco, debaterem os grandes temas sociedade em seus encontros, como no VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde?


Jean Wyllys: A academia é um lugar de produção e reprodução do saber científico, saber este que se coloca em permanente revisão e não reivindica valores atemporais e absolutos, posições fundamentais na construção do imaginário e do bem estar social. As universidades têm de aprofundar essa função e espaço de confrontação com o senso comum. Os professores e chefes de departamento não podem ter medo dos preconceitos que muitos alunos trazem quando são aprovados, não devem se curvar a situações estúpidas e pressões, principalmente em instituições privadas. O professor não pode fugir a missão de construir cidadãos capazes de fazer suas leituras críticas do mundo e desenvolverem aquilo que Hannah Arendt chama de vida com pensamento. O papel da academia é construir vida com pensamento e, por isso, espaços o Congresso da Abrasco são importantíssimos para essa discussão. Fico feliz dele se realizar e de ter sido convidado, o que espero retribuir com minha presença e colaboração.

Nenhum comentário: