sábado

CABINDA

Cabinda (Tchowa ou Tchiowa - nome local da cidade) é uma cidade e município de Angola, capital administrativa da província de Cabinda, localizada na costa do Oceano Atlântico . Possui cerca de 186 000 habitantes (estimativa de 2006)

Cabinda foi elevada a categoria de cidade em 28 de maio de 1956, através do despacho legislativo nº 2.757, proposto pelo então governador português do distrito do Congo, Jaime Pereira de Sampaio Forjaz de Serpa Pimentel.
Índice

Etimologia

Segundo alguns historiadores, o nome Cabinda tem origem da aglutinação da última sílaba da palavra "Mafuca" - que nos antigos Reinos de Loango, Cacongo e Ngoio era uma espécie de intendente geral do comércio e homem de confiança do Rei, que em nome deste último tratava de todas as transações comerciais - e "Binda", que era o nome do Mafuca naquela época.

No século XIX, a cidade teve outras denominações: Porto Rico e Vila Amélia.

Tchowa Tchimuisi é outra designação dada a cidade de Cabinda. Tchowa, um nome dado pelos antepassados e Tchimuisi, nome da sereia que habitava os arredores da cidade de Tchowa.

História

1883 - Cabinda se formou como um pequeno povoado marítimo no Atlântico, na costa de Luango, África Ocidental Portuguesa, em uma calma baía, que passa por ser a melhor de toda aquela costa, local propício para o desenvolvimento da navegação e do comércio, e cuja posse fora por alguns anos abandonada por Portugal, mas pudera há longo tempo reaver o seu direito.Porem o interior era muito doentio e até mortífero para os Europeus. O surgimento do porto favoreceu o desenvolvimento urbanístico, o comércio relacionado com a atividade portuária e outros serviços auxiliares;
1 de fevereiro de 1885 - sete quilômetros ao norte da cidade, onde hoje se encontra um monumento, foi assinado o Tratado de Simulambuco, Cabinda foi reconhecida oficialmente como protetorado português;
28 de maio de 1956 - Cabinda foi elevada a categoria de cidade, através do despacho legislativo nº 2.757, proposto pelo então governador português do distrito do Congo, Jaime Pereira de Sampaio Forjaz de Serpa Pimentel.
Até 1960, prossegue o desenvolvimento da cidade, com a construção das principais rodovias que ligam a cidade ao interior da província (sul-norte), de vários edifícios públicos e bairros residenciais que formam a parte central da cidade.
De 1960 à 1975, é verificado um grande aumento populacional na cidade, a zona urbanizada aumenta e surgem as áreas com habitações de baixo padrão. Neste período surge o contraste entre a zona urbana no centro e a área suburbana nos arredores da cidade.
De 1975 à 1985, prossegue o crescimento populacional com o aumento generalizado das áreas de construções de baixo padrão e a migração incontrolada. A cidade se estende assim aos bairros periféricos.

Nenhum comentário: