segunda-feira

Regentes de Ano

Partilhando uma informação, uma nota, um esclarecimento, sobre os Orixás regentes dos anos, e como na nação Jeje, aqui do Sul, compreendemos.
Então, precisamos ir sempre planejando e conversando para não perder o prumo e a hora, então anotem em suas agendas.
Vou relembrar, os últimos 10 anos desde 2010 e a quem pertenciam, ou seja, Orixás regentes de cada ano e depois vai um recado final.
2010 - (Sexta-feira): Iemanjá, Odé, Otim e Bará Agelú
2011 - (Sábado): Oxum e Beijis (Xangô, também)
2012 - (Domingo - ano Bissexto): Oxalá
2013 - (Terça-feira): Xangô e Iansã
2014 - (Quarta-feira): Xapanã e Obá
2015 - (Quinta-feira): Ogum
2016 - (Sexta-feira - ano Bissexto): Iemanjá, Odé, Otim e Bará Agelú 
2017 - (Domingo): Oxalá 
2018 - (Segunda-feira): Bará, Ogum Avagã e Ossanha
2019 - (Terça-feira): Xangô e Iansã
2020 - (Quarta-feira - no Bissexto): Xapanã e Obá

Se olharam com cuidado, na verdade aqui tem 11 anos de regência, pois é uma década, então, um alerta, este é o calendário aceito por todos do nosso estado, com pequenas alterações da região sul (PR,SC e RS), pois nossa Tradição e ancestralidade africana é diferente de outras Nações predominantes no País.
Aqui, reconhecemos os dias da semana, cada um com sua vibração e orientação geral para nos guiarmos, é uma bússola, e cada dia da semana, pertence a um Orixá.
No Candomblé, sexta-feira, é dia de Oxalá e o domingo, é folga geral.
Na quarta-feira, para eles, é dia de Xangô, que é irmão de Xapanã.
Para nós, a quarta-feira, o regente do dia é Xapanã, com Obá e Yansã e pertence também ao Oxalá de quarta-feira, uma qualidade de Ory, que nesta posição pode comandar também com Oxum, viram a diferença e o cuidado que devemos ter?
E um alerta, o Regente do ano, vibra para a comunidade inteira, mas poderá ter diferença, pois cada Casa tem sua bandeira, e aí, tem que ver toda a ancestralidade para afirmar, que na sua bandeira, bacia, ou goa, ou lado, quem está regendo a vibração da sua Casa ou Ylê.
"Liberdade é o nosso Axé de Fala"
Yá Klau de Sapatá

4 comentários:

Anônimo disse...

impossível saber o ano regente de todos estes anos, isso só se consegue ver no final do ano através do jogo de búzios, deixa de marmotagem

Anônimo disse...

impossível saber o ano regente de todos estes anos, isso só se consegue ver no final do ano através do jogo de búzios, deixa de marmotagem

Unknown disse...

Não ele pode sim saber pois diremos que ele tem ou não o dom quem somos nós para julgar a não ser que alguém é reencarnação do meu pai Xangó kkkkk

Unknown disse...

CADA UM DIZ UMA COISA,OXALÁ, XANGÔ, OXUM;OUTOS XAPANÃ É OBÁ.