domingo

Tenda dos Milagres...porque é Novembro!

É domingo, dia do grande senhor Oxalá, de paz e da misericórdia, axé, mas ele também vai à guerra, não se enganem.
Neste novembro, estive e estou fazendo leituras da nossa tradição e uma filha me emprestou a mini-série Tenda dos Milagres,exibido em 1985, baseado no livo de Jorge Amado, universal baiano de Todos os Santos, nossa terra, onde a ancestralidade se plantou.
Antes, Nelson Pereira dos Santos,1977, exibiu para o País o filme com o mesmo nome, e nele encontrei   um depoimento, entre outros, do Mestre Pastinha, da Capoeira Angola.
Alguns se perguntam neste momento, oquê isso tem que ver com o nosso novembro de 2012?
Explico, tem tudo a se relacionar, recomendo para os mais novos esta releitura da história, tão próxima de nós:
luta contra a discriminação racial, o preconceito, a sobrevivência do nosso povo que veio para cá, sem convite e que aqui firma e firmará suas raízes, sempre!
Então, é preciso que o Povo Tradicional de Terreiro, perceba, ainda hoje,que muitos "Argollos", ainda estão entre nós, aliás, eles sempre estiveram, dentro e fora de governos, alguns de ocasião, outros disfarçados de ovelhas, mas sempre alertas, querendo supremacia.
O Terreiro, foi e ainda é, nosso espaço de resistência, ele é referência de saúde e de luta, o Terreiro é o nosso Ojuobá! 
Que os "olhos de Xangô" tudo veja, tudo relate e que toda a nossa tradição, não esqueça,  principalmente, na política, porque a luta hoje está em outro patamar, axé!
Boa exibição, os filmes estão na internet!
"Somos a Memória que não se Cala!"  

Nenhum comentário: