segunda-feira

Segunda-feira é do Bará!

Pois é, pessoas queridas deste blog, à todas e todos o meu bem querer.
Hoje comecei a reler e exibir alguns vídeos sobre a Matriz Africana, e estudar muito, porque o mês é Novembro.
E sendo novembro, é de recordar, de reafirmar a luta por Dignidade, Reparação e Liberdade, Viva Zumbi.
Assisti pela manhã, dois deles: - o primeiro com o título "A sagração do cotidiano, Benzeduras", foi filmado e editado aqui no RS, colheu depoimentos na região serrana, Caxias do Sul.
O outro, tem o título "Dança das Cabaças"- Exu no Brasil e nos conta como esse Orixá foi maltratado e sincretizado com o demônio cristão, para influenciar o medo do "mal, dos contra ordem, ou melhor, os fora de ordem", ou seja, aqueles que não professam a mesma compreensão de mundo.
Indo mais além na pesquisa, vai se descortinando a dominação que as outras religiões exerceram e ainda exercem sobre o povo de tradição africana, em um texto que trata do Corpo x Ideologia, o autor afirma que:" A ideologia da diferença sexual (de cor e de raça) funciona como uma censura em nossa cultura ao mascarar, por naturalização, a oposição social entre homens e mulheres. Masculino/feminino, macho/fêmea (hetero/homo e porque não dizer, por correlatos, branco/negros), são categorias que servem para ocultar o  fato de que diferenças sociais sempre pertencem a uma ordem econômica, política, ideológica. Todo sistema de dominação estabelece divisões no nível material e econômico.(WITTIG,1992,p.2)".
Então," podemos entender que esse ambiente que nos exclui e nos nega o direito natural de pertencimento,coloca o (a) negro (a) brasileiro (a) em condições de vulnerabilidade subjetiva dado que a presença constante de um estado defensivo pode provocar comportamentos inadequados, doenças psíquicas e psicossociais, além de doenças físicas." (Guímarães,Lopes,2006).
O Orixá Exú (Bará, no RS), é de origem Bantu, dono dos caminhos, do movimento, mediador e elo de ligação entre nós e o sagrado (nossos Orixás) dono da chave, da fecundidade, dono do mercado, o mensageiro, o Emy, sem ele nada acontece.
Ou seja, nossos Orixás, Inkices e Voduns, são negros, sim senhora!
"Somos a Memória que não se Cala."

Nenhum comentário: