sexta-feira

Saúde e cor é o que interessa

Pois é, voltei e estou amando o desafio que as mais novas me colocaram e eu aceitei, espero que o debate seja realizado entre nós, daquelas que contribuem para o crescimento do nosso ritual,está combinado vamos falar sobre o arco-íris!
Então, a cor é muito importante, não só nas vestimentas, mas também na alimentação, elas representam um estado de espírito, de saúde e de energia, mas não esqueça, a gente também tem que cuidar a maneira que guardamos e acondicionamos os alimentos para depois saborear.
Laranja/amarelo: laranja, tangerina, goiaba, papaia, abacaxi, pessego, limão, lima, maracujá, mamão, cenoura e carambola.
Substância ativa: betacaroteno e betacriptpxantina.
Benefícios para a saúde: fortalecem o sistema imunológico e evitam alguns tipos de câncer, como o de mama.
Pertencem à Oxum, Obá.
Amarelo/verde: ervilha, vagem, espinafre, mostarda, couve, pepino, milho, pimentão verde, pimentão amarelo, kiwi, abacate e melão.
Substância ativa: luteina.
Benefícios para a saúde: atuam na área dos olhos, reduzindo o risco de infecções, catarata e até cegueira, e reforçam o sistema imunológico.
Pertencem a Ogum, Ossanha, Odé, Otim e Xangô, a este especialmente a mostarda, componente do seu Amalá. 
Verde: brócolis, couve-flor, repolho, repolho chinês, rúcula, espinafre, agrião.
Substância ativa: sulforafano, isotiocianato, indóis.
Benefícios para a saúde: atuam na região do fígado, combatendo substâncias cancerígenas, e evitam câncer de cólon e de mama.
Pertencem a Ossanha, Oxóssi, Odé e Otim, mas cuidado, quem for hipertenso, essas verduras e essa cor, possui a vitamina K, que produz coagulantes, para quem toma remédios para não coagular o sangue, deverá consumir com o controle do seu médico, ou da sua cuidadora, Yá ou Babá!
Branco/verde: cebola, alho, aipo, alho poró, alcachofra, pera, banana, cebolinha, cogumelo.
Substância ativa: flavnóides e alicina.
Benefícios para a saúde:combatem as doenças cardíacas, evitam a formação de coágulos saznguíneos, inibem a formação de tumores no intestino, reduzem o risco de câncer e tem ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória.
Pertence à Oxalá, Xangô, Ossanha, Yansã.
Então, minhas queridas yaôs, ekedes, yás, babás, espero ter contribuido para o nosso crescimento e conhecimento.
"Saúde e Paz, axé!"

Nenhum comentário: