terça-feira

Saúde é o dom de Viver

Eu prometi falar de Saúde e Prevençao sempre que fôsse possível e articulada com a nossa visão de Matriz Africana, pois bem, vamos falar de alimentos saudáveis, antioxidantes e que podem ajudar, auxiliar e melhorar o  rendimento da memória, memória essa que devemos exercitar todos os dias.
Frutas Vermelhas: possuem flavonóides, benéficos para a aprendizagem e a memória porque protegem os neurônios e são capazes de reverter déficitis de memória, quer lembrar uma: maçã, pertence a Yansã!   
Laranja, cenboura, limão e maracujá: previnem o cansaço e ajudam a combater o estresse. Contém ainda vitamina C, eficaz para reforçar as derfesas do organismo. 
Alface: coma as folhas, talos e o coração, nestes é que se concentram altas doses de uma substância calmante, mas cuidado se for portador de hipertensão ou de trombose, a vitamina K, coagula o sangue,e portanto esta leguminosa terá que ser usada com controle médico.
Maçã: rica em compostos que favorecem o amadurecimento de células nervosas e estimulam os mecanismos cerebrais, viva Oyá!    
Laticinios em geral: ricos em vitamina B12. Eleja os pobres em gordura e as versões light.
Ovo: fonte de colina, substância que participa da formação de neurônios e repara as células cerebrais avariadas. Produz aceticolina, neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado. Previne contra a depressão, além de ser fonte de vitaminas do complexo B, que facilitam a comunicação entre os neurônios, e também a vitamina E. Neste grupo ainda estão o espinafre cru, a soja germinada e as nozes. 
Gurias, todos os alimentos listados devem fazer parte da escolha e do preparo da nossa alimentação diária. Porém, a quantidade, a qualidade e a harmonia entre eles, associadas a outros hábitos saudáveis, sem dúvida alguma podem melhorar e muito a eficiência de nossa memória!
Vejam bem, Memória, é  parte do nosso cérebro, faz parte do nosso Ory, é vida, é Orixá!
Prevenção é o melhor Remédio!

Nenhum comentário: