sexta-feira

Generalidades, ainda...


Olá gurias, é sexta-feira, eu falei e prometi que escreveria todos os dias!
Tô cumprindo, não tô?

Pois é, quero compartilhar com vcs algumas coisas que andei ouvindo aqui e alí, quieta, anotando na memória e no coração, prá não esquecer, pois então, lí na Folha on line de SP, um texto sobre a Igreja Universal, pois é, faz parte!

E não é que eles tem razão, gurias, pois tem! O comentarista afirmou que eles fazem auto ajuda, auto estima, levantam a moral do vivente lá em cima, etc e tal, e depois, só no final pedem a ajuda (espontânea, hehehehehe) prá ajudar a causa ( grifo nosso), utilizam a palavra de Deus que tem mais de 2 mil anos de veracidade e tascam nas mentes do povo sofrido que tudo é possível debaixo do céu, inclusive enricar, ou seja ficar rico, só com orações, pode? Pasmem!

Não ensinam como se chega lá, mas são positivos, pois o " pensamento tudo pode"!

Eles tem razão, a palavra tem poder, a imagem e a semelhança de Deus tem poder!

E nós de matriz africana, como pensamos e nos comportamos? Somos também a imagem e a semelhança de nossas deusas e deuses!

Em nossos corpos trazemos as marcas da história, em cada pedacinho de nossa carne, de nossas articulações, nervos, pele, cabelo, mão, pés, olhos, reside, mora e reina um Orixá, nossas deusas e deuses, é verdade! Então porque a nossa estima, fica tão em baixo?

Quem se veste com vestes da vida? coloridas, esvoaçantes, cada cor contando e cantando uma estória? quem? Somos nós!

Não possuimos todas as respostas, todos os documentos oficiais, até mesmo porque a estória branca não nos permitiu, mas temos ancestralidade, oralidade e fé, bota fé nisso!

Eu andei ouvindo e espectando que os nossos Ylês e Terreiras andam vazios, que os filhos e simpatizantes só procuram a casa, na hora derradeira, quando não tem mais esperança em nada!
Ou será que a chibata que nos arrancou os ossos, ontem, hoje ficou marcada na nossa consciência coletiva e não nos deixam avançar? Será que de tanta lambada ainda nos sentimos inferiores?

Sinceramente, eu não posso acreditar nisso, mesmo que nossas almas estejam adoecidas, temos que reagir.
Reconstruir o nosso passado, a tradição, a cultura dos nossos ancestrais tem que ser repassada e aí depende de nós, da nossa compreensão, da nossa cosmovisão "batuqueira" e da forma que cultuamos e realizamos o nosso rito de passagem!

Que viver verá! Aliás (alilás, hehehehe) hoje é dia do pensamento, é dia de Yemonjá!

"Somos a Memória que não se cala!"

Nenhum comentário: