segunda-feira

Velhice aos 30?!


Olá meninas quero abordar com todas, alguns informes e pesquisas realizadas pela nossa turma, alguns dados interessantes sobre Mentalidade e Idade.

Ou seja, como pensamos, reagimos e nos comportamos em diferentes momentos, ou direi, "tempos" das nossas vidas.

Algumas de nós, já sentiam a longevidae aos 15 anos, quando ainda estavam na puberdade e por acidentes de percurso se transformavam em "arrimo de familia", mães, tias, irmãs e pais ao mesmo tempo, quantas aí se encaixam nesse formato?

Quem se enquadra na época de nossas avós (anos 40 ) quando a ordem era: casar sem questionar (nós não tínhamos axé de fala) e a diferença de idade entre o pretendente e ela era de 30 anos ? Lembram disso?

Pois é: vamos lá! Leiam e anotem, a gente vai falando durante essa semana e esperando a contribuição de todas, está combinado?

Século 19: velhice aos 30

Homens e mulheres de 30 anos eram considerados velhos no Brasil. O aumento da expectativa de vida teve inicio com as ações higienistas e o combate às epidemias. Foi durante o século 19 que se difundiram produtos de higiene e cosméticos e o hábito (pasmem) do banho diário.

Ainda não havia, entretanto, tratamento para combater o envelhecimento nem mesmo essa preocupação: as matronas eram retratadas por pintores no esplendor da idade, sem disfarçar os traços da velhice, como pelos no rosto e rugas.

Fonte:João Senger, geriatra, professor do curso de Pós-Graduação em Geriatria da PUCRS

Amanhã, voltamos!

"Somos a Memória que não se Cala!"

Nenhum comentário: