domingo

A História da Articulação Mulher & Mídia


A luta das mulheres por outra imagem nos meios de comunicação é histórica.

Mas, em 2007, um importante passo foi dado para organizar o movimento feminista em busca de resultados mais concretos.

Em meio à preparação do 8 de Março, entidades realizaram um abaixo-assinado em protesto à imagem estereotipada da mulher na programação da TV brasileira.

O documento foi encaminhado ao Ministério Público Federal, solicitando um direito de resposta coletivo ao movimento.

No dia 23 de abril, uma audiência pública no MPF colocou as mulheres frente à frente às emissoras.

Deste debate, surgiu uma rodada de visitas aos canais de TV, para que o movimento tivesse a oportunidade de dialogar com representantes dos departamentos de programação e conteúdo das emissoras. De pouco adiantou.

Organizados em torno de suas entidades representativas (ABRA e Abert), as emissoras se recusaram a modificar o conteúdo de sua programação de forma a garantir, na tela, uma representação mais democrática da diversidade das mulheres.

Deste processo nasce a Articulação Mulher & Mídia. Com a realização de um seminário ampliado na CUT, em São Paulo, e diversas conferências, palestras e debates que se seguiram, dezenas de entidades passaram a atuar juntas pelo controle social da imagem da mulher na mídia.

Incluímos o tema na pauta dos 16 Dias de Ativismo Contra a Violência Contra a Mulher e passamos a participar das atividades do movimento pela democratização da comunicação.

A organização das mulheres em torno do tema levou à aprovação, na II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, de um eixo específico sobre comunicação e cultura democráticas.

Foi então que, com o apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, demos início à construção deste seminário nacional.

Um ano depois da audiência pública realizada em São Paulo, centenas de mulheres, em 14 estados brasileiros, participaram de uma videoconferência, dando largada aos preparativos para o nosso grande encontro presencial. E a história continua!
Fonte: Boletim do Seminário " O Controle Social de Imagem da Mulher na Mídia"Ed.01
" Liberdade é nosso Axé de Fala!"

Nenhum comentário: