segunda-feira

São Cosme e Damião, Curiosidades!



Semelhanças com a Mitologia Grega
Na mitologia grega, há muito se cultuava esses santos, havendo registros, desde o século V, quando esse culto já estava estabilizado no Mediterrâneo, de cultos que relatam a existência, em seus cultos, de um óleo santo, atribuído a Cosme e Damião, e que tinha o poder de curar doenças e dar filhos às mulheres estéreis.
Alguns grupos concentram seus esforços para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã da lenda dos filhos gêmeos de Zeus, Castor e Pólux. Esta versão é combatida por aqueles que acreditam na real existência dos irmãos, embora a superstição que o povo tem muitas vezes faça supor que haja uma adaptação do costume pagão.

Relação com as religiões afro-brasileiras
O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".
Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro, de dar às crianças(que lotam as ruas em busca dos agrados) doces e brinquedos.

*** No sábado, então, foi comemorado o dia deles, desejamos à todos os Navegantes um Axé, de saúde, paz e muita sabedoria!!!!!!!!
Gente, minhas amigas e aqui no Rs, participaram de alguma atividade de ritual ou doaram guloseimas para as crianças: - balas, doces, pirulitos, bolos, roupas, livros e sapatos ?
Não ? Então faça isso logo! Axé !
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre!

Nenhum comentário: