quarta-feira

Cadê o dinheiro da Saúde??????????????


Atenção navegantes solidários com a Saúde da População Negra deste País, estamos repinicando o recado, é sério e urgente!
"Prezados/as
Estou enviando o texto de Jurema Werneck, nossa representante no Conselho Nacional de Saúde. Precisamos tomar providências urgentes enviando cartas para o Ministro da Saúde e para o Ministro Edson Santos da SEPPIR., para restabelecer os 3,5 milhões destinados a saúde da população negra.
José Marmo
Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde

CNS recomenda dotação de recursos específicos à saúde da população negra

A RECOMENDAÇÃO Nº 026, DE 1º DE AGOSTO DE 2008

aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde recomenda ao Ministério da Saúde a recomposição do orçamento destinado à Política Nacional de Saúde Integral da População Negra – PNSIPN.

Este documento foi elaborado durante reunião do Conselho destinada a debater o orçamento da saúde e as verbas destinadas ao funcionamento do CNS.

Nesta reunião, os conselheiros debateram também as verbas destinadas às diferentes ações e políticas em curso.Quando questionado acerca do financiamento da PNSIPN o representante do Ministério da Saúde, Dr. Sady Carnot -Subsecretário da Secretaria de Orçamento e Financiamento da Secretaria de Planejamento do Ministério da Saúde, alegou desconhecer de onde viriam os recursos.

Diante do desconhecimento do responsável pelas ações de planejamento e financiamento da saúde, resta uma dúvida: o desenvolvimento da Política estaria comprometido?A PNSIPN foi aprovada pelo CNS em novembro de 2006, mas seu Plano Operativo foi pactuado na Comissão Intergestores Tripartite/ CIT somente em abril de 2008.

Ainda assim, até o momento, os resultados da pactuação não foram publicados no Diário Oficial.

Reiteradamente o Ministro da Saúde declarou a total disponibilidade de
recursos.

Mas o projeto de lei enviado e aprovado no Congresso Nacional não recebeu qualquer dotação específica pra a saúde da população negra.Acionado, o Ministro Edson Santos, responsável pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial garantiu que não faltariam recursos nesta área.

Mas, no momento em que a Secretaria responsável pelo planejamento e financiamento das ações desconhece a tramitação destes recursos, algo de preocupante está acontecendo.

O CNS, fazendo valer suas responsabilidades na defesa dos interesses da sociedade, assinalou ao Ministério da Saúde a necessidade de dotação específica.Cabe a nós, ativistas em defesa da saúde da população e do SUS, fazer cumprir os compromissos.

Jurema Werneck

Representante do Movimento Negro no Conselho Nacional de Saúde

Coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde da População Negra do CNS

Nota da redação: CNS ( Conselho Nacional de Saúde)

" O Povo de Santo está de olho!"

Nenhum comentário: