sexta-feira

VANDALISMO: ATÉ QUANDO SALVADOR ????




O ato de VANDALISMO que atingiu nosso Terreiro Oyá Onipo, em Salvador, atingiu a todos os Terreiros do País e a alma de cada um de nós. Nossos Orixás estão, com Oyá, em estado de alerta.

A contra-ordem e a apuração dos fatos não eximem o órgão de responder por perdas e danos.

Mãe Rosa ficou desesperada com a derrubada de sua casa


(A TARDE) O Terreiro Oyá Onipo Neto, localizado na Avenida Jorge Amado - Imbuí, foi parcialmente destruído na manhã desta quarta-feira, dia 27, por agentes da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom).


A ação foi feita sem que o órgão apresentasse documento de autorização para a derrubada da casa religiosa.


A mãe de santo Rosalice do Amor Divino, Mãe Rosa, 50 anos, já havia denunciado intolerância religiosa por parte de um vizinho dela, engenheiro do órgão municipal que teria manifestado o desejo de derrubar seu imóvel.


A ação de demolição teve início por volta das 8h30, quando moradores e filhos de santo do terreiro ainda estavam dentro do prédio.


Segundo vizinhos que assistiram a ação do órgão, os agentes da Sucom mal chegaram começaram a demolição.


Também não permitiram que os moradores retirassem seus pertences ou os objetos de culto de dentro da casa.

Para tentar resolver o impasse foram chamados representantes de entidades de direitos humanos e de defesa do culto afro-brasileiro.


Quando parte do terreiro já havia sido derrubada, um representante da Secretaria de Governo do prefeito João Henrique Carneiro chegou ao local, no meio da manhã, com uma ordem direta do prefeito para suspender a demolição.


Segundo esse representante da secretaria, "houve falha na Sucom que ainda será apurada". O representante disse também que o único documento apresentado pelos agentes é um comunicado assinado por um engenheiro do órgão.


Esse documento porém, não validaria a demolição da casa religiosa.Os representantes do Terreiro, da Sucom e da prefeitura vão se reunir para apurar o ocorrido e tomar as providências cabíveis.

*Com informações de Danile Rebouças, do A TARDE.


O Povo de Santo está de olho e exige Reparação !


" Somos a Memória que não se Cala!"

Nenhum comentário: