sexta-feira

Concurso de Desenho ...Doença Falciforme...Participe!


1º Concurso de Desenho para Pessoas com Doença Falciforme

O Ministério da Saúde e a Federação Nacional das Associações de Doença Falciforme (Fenafal) promovem concurso para selecionar os melhores desenhos feitos por pessoas portadoras dessa patologia, que atinge, a cada ano, 3.500 nascidas vivas no Brasil.
Esta é a primeira vez que o concurso é promovido. Os 12 melhores desenhos ilustrarão o calendário de 2009 da Coordenação da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.

A anemia falciforme é o aspecto mais conhecido da Doença Falciforme e está relacionada à dificuldade de transporte da hemoglobina, substância fundamental para a oxigenação do organismo.
A anemia tem esse nome porque altera para o formato de foice as hemácias, organelas sangüíneas originalmente parecidas com os damascos secos.
O tema do concurso é Pela Conquista dos Nossos Direitos. E o objetivo dele é aumentar a visibilidade sobre a Doença Falciforme, mal que ataca preferencialmente descendentes afro-brasileiros.
Anote os dados:
Enquanto na Bahia, estado campeão de casos, uma em cada 650 crianças nascidas vivas tem a doença, em Santa Catarina e no Paraná, essa proporção desce para uma criança a cada grupo de 13 mil.
Em São Paulo, a proporção é de uma em cada grupo de quatro mil bebês, e no Rio de Janeiro, é de um para 1.200 nascidos vivos.

Dividido em cinco categorias, podem participar do concurso portadores da doença falciforme com idades acima de seis anos.

Os trabalhos deverão ser encaminhados, impreterivelmente (vale a data da postagem nos Correios), até 15 de fevereiro de 2008, para o seguinte endereço:
Ministério da SaúdeCoordenação da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados / DAE / SAS Esplanada dos Ministérios – Ed. Sede – Bloco G – Sala 946 – CEP 70058-900Brasília - DF
Outras informações podem ser obtidas com a Srª Mônica, pelos telefones 61-3315-2428 / 3803, ou no @mail: sangue@saude.gov.br.

PRAZO DE ENTREGA DOS DESENHOS
Postagem via Correios até o dia 15 de fevereiro de 2008..

E aí meus amigos navegantes, vamos participar ??????????

Nós do Fuxico estamos dando a maior força, mostre sua arte !

" Liberdade é nosso Axé de Fala!"
Axé

Nenhum comentário: