sábado

A Aids no Brasil


Navegantes, sabiam que os brasileiros iniciam tarde o tratamento da Aids ?


Pois é, esta foi a conclusão do relatório divulgado essa semana pelo Governo Federal, mais precisamente pelo Ministério da Saúde.


Apesar de toda divulgação, incentivo ao tratamento e dos altos investimentos do governo federal e dos medicamentos anti-retrovirais estarem disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS),
o diagnóstico da Aids ainda é tardio e o tratamento não atinge a totalidade dos
pacientes. Isto é uma notícia preocupante !


Esta triste e preocupante afirmação está contida no relatório Ungass: Resposta Brasileira à Epidemia da Aids 2005-2007, que fez um balanço da doença e está no site do Ministério da Saúde. Passe lá, tire suas dúvidas.


De acordo com os dados, vejam bem, que analisaram 115.441 pacientes, entre 2003 e 2006, quarenta e três por cento, vírgula sete ( 43,7%) das pessoas de 15 anos ou mais que vivem com o HIV chegaram aos serviços de saúde com deficiência imunológica ou sintomas da Aids. Desse total, 28,7% apresentaram quadro clínico grave e morreram no início do tratamento.


Leia aqui a preocupação de Mariângela Simão, diretora do Programa Nacional DST e Aids do Ministério da Saúde:

" O início tardio pode ser provocado por fatores como dificuldade de acesso ao diagnóstico e de atendimento nos serviços e pela falta de percepção da população, que não se vê em risco e não busca o teste anti-HIV espontaneamente" e afirmou mais ainda, " O estigma e a discriminação de viver com a doença, aliados a desigualdades regionais, são fatores que influenciam o resultado"!


E para reverter esta situação, o Ministério da Saúde praticamente dobrou a disponibilidade dos testes rápidos. ampliando de 510 mil exames, em 2005, para mais de 1 milhão em 2007.


Mariângela recomenda, que as pessoas usem camisinha e façam o teste, caso se coloquem em situação de risco, como fazer sexo sem proteção.


Pessoal, queridos navegantes deste blog, leiam com atenção e divulguem !


" Somos a Memória que não se cala !"


Axé

Nenhum comentário: