domingo

Porque é Sábado !




21/04/2007
Porque é Sábado !
Porque é Sábado e logo, logo, São Jorge está de aniversário !E então, Salve Jorge!
Olá minhas amigas, estou voltando ao normal aqui no blog!
E porque é sábado, um agô, um alô, alô a todas as Yabás, lindas Deusas das nossas vidas, Axé !
E neste sábado, dia 21 estarei em Viamão na casa de duas Yás, uma do Xangô e a outra filha de Odé, Máe Iolanda do Odé, voces conhecem ?
E assim vou levando o Fuxico de Terreiro prá outras cidades, ah, eu contei onde andei de março até abril ? Não contei ?
Então, prometo que ( xíiiiiii, to parecendo político em campanha) risos, não fiquem com os óios arregalados, eu vou contando conforme o tempo que me derem, tá?
Vamos repetir o " dito e feito ", tá, meninas e meninos navegadores deste blog !
Voltando, então, São Jorge da Capadócia era um Guerreiro, Lutador da Fé !
Pergunta, o que está fazendo neste blog afrodescendente ?
Ora, o nosso povo, maravilhoso na sua ancestralidade e sabedoria, o identifica, e o mistura, que hoje já é apenas um : OGUM e está consagrado!
Minhas lindas, então não esqueçam, o OGUM de seus Ylês assentado nos seus Pegis, Parás e Quartos de Santo, Roncós, fazem aniversário no dia que foram "firmados", ou seja quem passa por aqui, sabe!
Mas segunda-feira, dia 23 de Abril, êle SÃO JORGE, está de aniversário e é manifestação pública da sua existência e Memória !
Alô, alô, senhoras Yabás, donas da Saúde, do amor, do teto, da sensualidade, do pensamento, um agô !
Um pensamento de amor e certeza: YEMANJÁ
Um sentido de sensualidade e do "dim-dim" : OXUM
Um sentimento de justiça e dedicação cega: OBÁ
Um sentimento de alimentação e da aliança: IANSÃ
A afirmação da ancestralidade e da terra: NANÃ
Somos a Memória que não se Cala !
Liberdade é meu Axé de fala !
Ah, ao meu amor um beijo longo e duradouro !
Axé





16/04/2007
Olá meu Pai !
Olá meu Pai, Atotô !
Que a tua misericórdia me cubra e me conduza pelos caminhos da sabedoria ancestral, axé !
Agradeçer Pai pelos caminhos que me levaste, pelas viagens e experiências que me facilitou a compreensão e o doce sabor de fruta madura.
Ser feliz é um dom, meu Pai, Atotô !
Quero relembrar aqui o compromisso que firmei com meus irmãos e irmãs de Axé, Memória que não se cala !
E para difundir a Memória, a Sabedoria, a Ancestralidade me encontrei com uma Poesia de um grande Mestre.
OLIVEIRA SILVEIRA, é o seu nome !
ENCONTREI MINHAS ORIGENS
Encontrei minhas origens
Em velhos arquivos
Livros
Encontrei
Em malditos objetos
Troncos e grilhetas
Encontrei minhas origens
No leste
No mar em imundos tumbeiros
Encontrei
Em doces palavras
Cantos
Em furiosos tumbeiros
Ritos
Encontrei minhas origens
Na cor da minha pele
Nos lanhos de minha alma
Em mim
Em minha gente escura
Em meus heróis altivos
Encontrei
Encontrei-as enfim
Me encontrei
Agradeçer pela lucidez deste canto em forma de Poesia.
Obrigado, Pai, pela Memória que herdei !
Liberdade é meu Axé de fala !
Para o meu amor encantado, amor que descobri na vida e na trilha !
Eguibô Asè !

Nenhum comentário: