domingo

FORMA-RS

FORUM ESTADUAL DE RELIGIOSOS DE MATRIZ AFRICANA

O Fórum Estadual de Religiosos de Matriz Africana em Defesa da Segurança Alimentar, se constituí a partir de 2004, organizando as comunidades do Povo Tradicional de Terreiros e fazendo a distribuição de cestas básicas para suprir a carência alimentar, bem como realizando ciclos de debates e formação em Porto Alegre e região metropolitana..
Em sua trajetória instala núcleos nas cidades de Alvorada, Viamão e Canoas. O  Fórum é um espaço permanente de articulação e político de discussão, formação e deliberação dos Religiosos de Matriz Africana.
Os  religiosos através de suas Comunidades Tradicionais de Terreiro mantém sua autonomia, e juntos desenvolvem uma estratégia em torno de propostas para construir Políticas Publicas e Ações Afirmativas em Segurança Alimentar e Nutricional.
O Mercado Público, sala l0, abrigou suas primeiras reuniões, e a realidade foi exigindo maior articulação e a agenda cresceu com os temas: Educação, Saúde, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Direitos Humanos e Inclusão Social.
Na defesa e resgate da Cidadania dos indivíduos e do Coletivo do Fórum, seus membros participam da Marcha pela Vida e Liberdade Religiosa, na Marcha Zumbi dos Palmares em defesa das Religiões de Matriz Africana e da Igualdade Racial.
O trabalho do Fórum Estadual de Religiosos de Matriz Africana, criou raízes, participou de debates, encontros, seminários, rodas de diálogos, conferências. Participou do debate para a manutenção do Largo Zumbi dos Palmares, como referência do Povo Tradicional de Terreiro e em  2008, na Câmara Municipal de Porto Alegre, recebeu o Prêmio Quilombo dos Palmares 2007.

Na mensagem aos vereadores, a coordenadora do Fórum, desde sua implantação, Iyá Vera Soares, diz “ tenho orgulho de repartir com meus irmãos  este prêmio, ele é o reconhecimento de muito suor e do trabalho coletivo de todos nós, sem este coletivo isto não seria possível  a todos o meu axé!”

Nenhum comentário: