sábado

OS GUARDIÕES DO TERREIRO


Os afro-umbandistas, tem que esclarecer e mudar os conceitos de Exú e Pomba Gira que foram impostos pelas outras religiões no imaginário popular e que acabou tornando-se uma falsa verdade reforçada por indivíduos, sem preparação que se apresentam como pais de santo e chefes de terreiro.
O Exú e a Pomba Gira não são respectivamente o satanás, o lúcifer, o diabo e a mulher da vida, a prostituta, a marginal.
 A Pomba Gira é o negativo do Exú, no sentido energético. São o yin e o yang. Como o são a mulher e o homem encarnados, o que, diga-se de passagem, não é nenhuma novidade na medida em que a Pomba Gira e o Exú nada mais são do que almas, humanos desencarnados em busca de uma oportunidade de trabalho, no plano astral, visando sua própria evolução.
Vamos a partir de agora ver o Exú e a Pomba Gira como aquela polícia que guarda e toma conta das ruas obedecendo sempre uma hierarquia de  comando, que é o Exú chefe do terreiro, e, acima dele, os guias chefes da casa, também podemos ver os exús como aqueles “garis” alegres que passam pelas ruas recolhendo toda a "sujeira", eles  vêm com brincadeiras e algazarras, mas fazem um trabalho enorme e muitas vezes pouco reconhecido. 
E as pomba-giras seriam  as "margaridas" mulheres que trabalham também na limpeza de nossas ruas e nossa cidade.
O trabalho da pomba gira também é sério. É um trabalho de descarrego, de limpeza, de união entre as pessoas.  De abertura dos caminhos da vida, seja do ponto de vista material, mental ou espiritual.
Mas, afinal, que lixo é esse? São os nossos pensamentos negativos; é nossa sociedade desigual, perversa e preconceituosa; são as nossas ações, nossas emoções negativas se sobrepondo à nossa capacidade de amar.
Sabendo que a religião de Umbanda , segundo o Caboclo das Sete Encruzilhadas é  "a manifestação do espírito para a prática da caridade", qual a principal função desempenhada pelos Exús em nossos templos, terreiros, casas ou centros?
Na umbanda o Exú é uma entidade (alma) que cuida da segurança da casa e de seus médiuns.
A reunião de Exú ou gira de Exú tem como finalidade descarregar os médiuns e os consulentes.
Unindo suas energias eles são capazes de entrar em contato e orientar, mais facilmente, almas que ainda não encontraram um caminho.  Muitas destas almas desorientadas não conseguem nem se aproximar dos terreiros de umbanda pois os Exús da Tronqueira ficam encarregados de fazer uma triagem liberando apenas a passagem das almas, que eles percebem que estão preparadas para o socorro, ou seja, prontas para seguirem um novo caminho longe do encarnado ao qual estava apegada.
Este trabalho de separação é feito por eles com muito empenho e seriedade e será muito melhor sucedido se o encarnado der continuidade ao mesmo, ou seja, melhorando os seus pensamentos e se livrando da negatividade e do medo.

Os Exús são almas que riem, fazem troça, mas não brincam em serviço, almas trabalhadoras, à um passo no caminho do desenvolvimento. Ou seja, “ todo Exú que rí, ri mas fala sério”!

Nenhum comentário: