segunda-feira

E por falar em Bento!


"E para terminar, quero voltar ao Espírito Santo, a esse vento que sopra em cada uma/um de nós, a esse sopro em nós e maior do que nós que nos aproxima e nos faz interdependentes de todos os viventes.
Um sopro de muitas formas, cores, sabores e intensidades. Sopro de compaixão e ternura, sopro de igualdade e diferença. Este sopro não pode mais ser usado para justificar e manter estruturas privilegiadas de poder e tradições mais antigas ou medievais como se fossem uma lei ou uma norma indiscutível e imutável. O vento, o ar, o espírito sopra onde quer e ninguém deve se atrever a querer ser ainda uma vez seu proprietário. O espírito é a força que nos aproxima uns dos outros, é a atração que permite que nos reconheçamos como semelhantes e diferentes, como amigas e amigos e que juntos/as busquemos caminhos de convivência, de paz e justiça. 
Esses caminhos do espírito são os que nos permitem reagir às forças opressoras que nascem de nossa própria humanidade, os que nos levam a denunciar as forças que impedem a circulação da seiva da vida, os que nos levam a des-cobrir os segredos ocultos dos poderosos. Por isso, o espírito se mostra em ações de misericórdia, em pão partilhado, em poder partilhado, em cura das feridas, em reforma agrária, em comércio justo, em armas transformadas em arados, enfim, em vida em abundância para todas/os. 
Esse parece ser o poder do espírito em nós, poder que necessita ser acordado a cada novo momento de nossa história e ser acordado por nós, entre nós e para nós.
Fevereiro 2013."
Publicado no jornal eletrônico Adital, sobre a renúncia do Papa Bento.
Meninas da minha tradição desde janeiro não estava frequentando este espaço, era carnaval, mas fevereiro  foi cheio de novidades e para não ficar em brancas núvens, descobri lendo esta matéria, que lá também tem alguém que espera, um mundo melhor para todos e todas!
E para reafirmar aqui  nossa convicção, o tempo dirá, o tempo dirá, mas cuidado, um dos candidatos, é perseguidor da Bandeira do Arco-íris, sendo favorável a Pena de Morte!
E reafirmo aqui, só boa vontade não basta!
O Mundo espera reparação, explicação, justiça!
"Somos a Memória que não se Cala!"

Nenhum comentário: