terça-feira

Tabagismo, vale prevenir!

Olá gurias, estamos aqui para falar sobre um amigo, um amigo falso, do pulmão, do ar empestado, estou falando do "amigo traíra", ele mesmo, o cigarro!
E aqui não vale dizer que isso é queixume de ex-fumante, não é mesmo, a gente aqui na redação já sabia do mal que ele faz, mas mesmo assim, algumas de nós, permaneciam com ele entre os dedos, às vezes, pendurado na bôca, num gesto automático de comportamento, não acendia, mas êle tinha que estar alí, como uma bengala.
Pois é, o tempo passou e muitas de nós largamos de mão desse falso amigo, mas vejamos, não pense que é fácil largar dessa amizade, então procure ajuda, procure na Unidade Básica de Saúde, o grupo que previni o tabagismo, não se envergonhe de pedir ajuda, ele mata. E antes de mais nada, mude seus hábitos e não esqueça, beba muita água! 
Meninas, a Organização Mundial da Saúde considera o tabagismo como a principal causa evitável de morte, ou seja, se o esforço valer, voce ganha anos de vida, tente.
Hoje vou falar sobre a nicotina, ela é a grande vilã dessa estória, causa depêndencia ela diminui o calibre dos vasos sanguíneos, dificultando a circulação do sangue pelo seu corpo. Ela funciona como um estimulante, causa um aumento de ansiedade em pessoas predispostas. Ela, então no momento que voce aspirou o primeiro cigarro, ela marcou seu cérebro, ela é a chefe da dependência química.
Lembre-se, nosso corpo é a morada do nosso Orixá e ele é único!
"Somos a Memória que não se cala!"

Nenhum comentário: