quinta-feira

Mapeando o Axé


Gente, fomos mapeados!

Que lindo, o Ylê Araxá de Olocun, foi devidamente sabatinado pelo simpático entrevistador, Baba Paulinho do Cigano.

Esse trabalho está sendo realizado nas comunidades tradicionais de terreiro nas capitais e regiões metropolitanas dos estados do Pará, Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Fomos convencidas e entramos no mapeamento, pois o trabalho é para deixar mais nítido a realidade de matriz africana do país inteiro e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), juntamente com a Seppir, Fundação Palmares, irão publicar o mapa do levantamento nacional, prá melhor compreender a realidade vivida por nossas comunidades.

Esse levantamento trará visibilidade, empoderamento e práticas melhores de políticas públicas para o povo do Axé!

Então, agora, posso explicar o que é nosso pago.

"Nosso pago", significa amorosamente, nossa casa, minha casa, meu estado, minha cidade, ou seja, meu canto, meu pago é o RS, meu estado natal.

Ou seja, língua de gaúcha, regional e tão nossa, abraços!

Axé

Nenhum comentário: