terça-feira

Amigas! Pouco amigos???



Neste espaço contruímos pedaços de liberdade, aqui somos únicas!

Espero que todas as amigas e blogueiras, navegantes intergalacticas nos visitem cada vez mais!

Temos a honra de pertencer a uma humanidade que quer transformar o Mundo, mas será que dá?

Será que esta utopia não está vencida?

Será que o berço de toda a nossa estória enquanto seres e cidadãos não se perdeu no além África, definitivamente?

Será que esta nossa África, reduzida à descendente tribal , tem todas respostas necessárias para o século XXI?

Será que nossa liturgia se modificou, cresceu ou vai embora para o Orúm com as mais velhas e ficaremos chupando o dedão?

O imenso trabalho que realizamos na dismistificação da falta de conhecimento da nossa África ancestral é trabalho para leão, ou seja com a força de 10 leões, será que damos conta ?

Será que me conformo com a opinião de alguns mais velhos, que devo " respeito na Semana Santa, a Igreja Católica", o famoso ditado " nossos Orixás (Xapanã)vai prá guerra". Fico pensando, o que é que eu tenho que ver com isto ? O quê mesmo ?

Pois é, muitos e muitas de nós descendentes afro-brasileiros, de matriz africana, ou seja de ritual de matriz africana, ainda cultuamos a Semana Santa, por tradição ou por hábito, colocamos panos da "costa" roxos em nossos altares, silenciamos o tambor, realizamos o lava-pés iniciaticos com óleos e ervas aromáticas e só tocamos as 10hs da manhã do sábado de aleluia, mas afinal que ritual é esse?
Onde ficou acordado e escrito que na Semana Santa, meu Orixá se transforma em Senhor dos Passos?
Na minha tradição, o peixe, o camarão é saudado como fartura e benção de Odoyá e fazemos a colheita da Marsela, para os aromas de Oxum.
Pensem e reflitam, estou esperando opiniões!!!!!!!! Um cheiro !!!
"Somos a Memória que não se Cala!"

Nenhum comentário: