quarta-feira

Como prometi...curiosidades: Aparecida do Norte


História da Basílica Velha

Após ser encontrada nas águas do Rio Paraíba, em 1717, pelos pescadores Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, a imagem de Nossa Senhora Aparecida ficou, por alguns anos, na casa de Felipe, para depois ser levada ao oratório que para Ela fora erguido.

Com o aumento do número de devotos, foi construía, no morro dos coqueiros, uma capela para abrigar a Santa, sendo inaugurada em 26 de junho de 1745.

Porém, esta capela tornou-se pequena para a grande quantidade de fiéis que por ali passavam e, em 1760, foi ampliada, recebendo em sua fachada duas torres. Em 1844, foram iniciadas obras de reforma, tornando a antiga capela em igreja.

Esta obras foram finalizadas em 1888, e a igreja teve sua primeira missa celebrada pelo bispo de São Paulo. No dia 08 de setembro de 1904 a imagem foi coroada por Dom José Camargo de Barros e o Santuário foi elevado a Basílica Menor em 29 de abril de 1908. Em 1929, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada, oficialmente, Rainha e Padroeira do Brasil por determinação do Papa Pio IX. A Basílica Velha, como é chamada, é um monumento de estilo barroco e foi tombada como monumento de interesse histórico-religioso e arquitetônico.
MILAGRES
Primeiro milagre de Nossa Senhora Aparecida

A rede dos três pescadores – Felipe Pedroso, João Alves e Domingos Garcia – sai atulhada de peixes após o encontro da imagem milagrosa, em outubro de 1717.

Milagre das Velas

Estando a noite serena, repentinamente as duas velas que iluminavam a Santa se apagaram. Houve espanto entre os devotos, e Silvana da Rocha, querendo acendê-las novamente, nem tentou, pois elas acenderam por si mesmas. Este foi o primeiro milagre de Nossa Senhora.

Caem as correntes

Em meados de 1850, um escravo chamado Zacarias, preso por grossas correntes, ao passar pelo Santuário, pede ao feitor permissão para rezar à Nossa Senhora Aparecida.

Recebendo autorização, o escravo se ajoelha e reza contrito. As correntes, milagrosamente, soltam-se de seus pulsos deixando Zacarias livre.

O cavaleiro sem fé

Um cavaleiro de Cuiabá, passando por Aparecida, ao se dirigir para Minas Gerais, viu a fé dos romeiros e começou a zombar, dizendo que aquela fé era uma bobagem. Quis provar o que dizia, entrando a cavalo na igreja.

Não conseguiu. A pata do seu cavalo se prendeu na pedra da escadaria da igreja e o cavaleiro, arrependido, entrou na igreja como devoto.

Fonte: City Brazil, passe lá !
Nota: Aos amigos católicos e devotos de N.Sra. Aparecida, agradecer pela visita constante ao nosso Projeto Fuxico de Terreiro. Axé!

Nenhum comentário: