segunda-feira

É Primavera, é hoje o Dia !



A primavera começa hoje,22 de setembro, às 12h44min (hora de Brasília).

É uma estação de transição, tal como o outono.

Sendo assim, apresenta características climáticas tanto do inverno quanto do verão. Mas de que forma a estação influencia no regime de chuvas e temperaturas de cada Região brasileira?

No Sudeste e Centro-Oeste, a primavera marca o fim da estação seca. O regime de chuva se restabelece gradativamente, pois dois importantes mecanismos voltam a atuar sobre esta parte do Brasil: frentes frias conectadas com a umidade da Amazônia favorecem o retorno das chuvas de forma mais generalizada, enquanto áreas de instabilidade trazem chuvas localizadas.

Com relação às temperaturas, as massas de ar frio chegam mais fracas a partir de setembro e se tornam bem pequenas as possibilidades de ondas de frio.

Por outro lado, existe a chance de ocorrência de picos de calor que coincidem com períodos de pouca chuva. À medida que a estação chuvosa se restabelece, os picos de calor diminuem.

No Sul do Brasil, poucas mudanças são registradas com relação às chuvas, já que a Região possui um regime regular ao longo do ano. Em relação ao inverno, há um relativo aumento do volume de chuva para os três Estados.

As temperaturas também ficam elevadas e o risco de ondas de frio tardias é baixo.Na primavera, a atmosfera retoma suas condições de neutralidade climática na Região Norte e a tendência é que a estação chuvosa volte dentro do período do normal, com as chuvas atingindo primeiramente o oeste da Região e em seguida migrando para o centro e sul do Pará e Tocantins

No Nordeste, entre meados de setembro e outubro volta a chover no centro e sul da Bahia, sul do Piauí e sul do Maranhão.

Este ano, espera-se chuvas ligeiramente acima da média apenas para a faixa leste da Região em função das "Ondas de Leste".

Nas demais regiões, as chuvas só retornam no final da primavera e início do verão.
Fique de olho no Tempo Agora e acompanhe as previsões e notícias desta estação que se inicia.
Fonte: Tempo Agora
Pessoal e nós como estamos com nossos sentimentos para receber a Primavera que chegou aqui no Sul com muita chuva de Oxum e o vento cáustico de Iansã, estamos preparadas para a nova estação ?
Eu espero que no equilíbrio de nosso Orí sejamos fortes e felizes, Axé!
" Liberdade é meu Axé de Fala !"

Nenhum comentário: