domingo

Preservação da sua Saúde, use Camisinha!


Um assunto que está em alta é a preservação. Preservação de espécies, de meio-ambiente, de água, saúde, recursos naturais e mais uma infinidade de coisas. Nada mais inteligente e óbvio do que se auto-preservar também.
Amigos, de nada adiantará você manter uma dieta alimentar rica em nutrientes, praticar esportes com frequência, não usar drogas e bebidas, se você pega o seu carro e costuma dirigi-lo como um louco. Mais cedo ou mais tarde você vai acabar se machucando e/ou machucando outras pessoas.
Outra imprudência, que acaba por causar uma série de problemas, é o fato de se fazer sexo inseguro - fazer sexo sem camisinha. É inconcebível nos dias de hoje que ainda existam pessoas que confiem na sorte na hora de dar “umazinha”.
E engana-se aquele que pensa que a única doença sexualmente transmissível existente é a AIDS. Existem diversos males transmitidos na hora do “lazer”, como sífilis, gonorréia e gravidez (ops).
Falando nisso, estava pesquisando a respeito da origem dos preservativos e acabei anotando algumas curiosidades:
- Em 1300 a.C. os egípcios utilizavam um envoltório sobre o pênis feito de linho, pele e materiais vegetais (imagine como era prazeroso o sexo naqueles tempos).
- No século II a.C., os romanos começaram a utilizar estes envoltórios produzidos a partir de intestinos de cordeiro e bexigas de cabra (ui que nojo).
O intuito maior era proteção contra doenças sexualmente transmissíveis. Tais doenças eram tidas como castigos lançados por Vênus, a deusa do amor. Daí surgiu o termo “doenças venéreas”.
- Em 1564, o italiano Gabriel Fallopius inventou um saco de linho que era colocado sobre o pênis, também para proteção de doenças. O anatomista obteve grande êxito com a invenção, pelo fato de que o invento também impedia a gravidez.
Era o que ele precisava para alcançar o sucesso. Ficou bastante conhecido, e o artefato tornou-se popular e bastante usado.
- Em torno de 1685, o envoltório recebeu o nome de condon na Inglaterra. O condom era feito de intestino de cordeiro e lubrificado com óleo de amêndoas (seria a primeira camisinha lubrificada?).
Em 1700, as camisinhas começaram a ser produzidas com intestino de peixe, carneiro e outros animais com o intuito de deixá-las mais finas e menos incômodas (imaginei um peixe no pinto). - No início do século XVIII, surge em Londres a primeira loja de preservativos, ainda feitas de intestino de carneiro ou cordeiro, só que com um diferencial - aromatizantes florais e sob encomenda.
- Em 1843, os preservativos começaram a ser fabricados com borracha pela Hancock e Goodyear (esse nome não me é estranho). Pouco aderentes, irregulares e caras, o que fazia com que fossem usadas várias vezes (ierc, que nojinho).
- Com o surgimento do látex, por volta de 1890, os preservativos começaram a ter um aspecto mais fino e confortável. Em 1960, deixa de ser utilizada por causa da invenção da pílula anticoncepcional mas retorna em 1990, por causa da grande epidemia de AIDS.
Será que a AIDS foi uma invenção da Johnson & Johnson para aumentar as vendas
da Jontex?
** Navegantes estamos repicando esta matéria bem humorada, pois este blog deseja à todos e todas uma vida saudável e cheia de Saúde.
Hoje, mais do que ontem, é melhor prevenir do que remediar. Pensem nisto !
" Liberdade é nosso Axé de Fala"

Nenhum comentário: