domingo

Uma Luz diferente... Viva Alvorada!


Navegantes, é domingo e choveu muito, esfriou e nesse momento desejo compartilhar com voces esta preciosidade que foi escrita na finaleira do ano de 1999.

Boa leitura, é uma delícia !

" A cidade de Alvorada, nascida sob a sombra da Capital, Porto Alegre, como o patinho feio da Região Metropolitana, é uma metáfora à espera de um interpétre.
34 anos constituída como cidade, Alvorada faz vibrar seus visitantes com a (im)possibilidade das coisas por aqui.

Seja andando por suas ruas, conversando com sua gente ou apenas olhando para o seu cenário urbano desolador, não há como furtar-se do desafio lançado.

Interprete-me! Desafia Alvorada.

Mesmo já contagiado pela idéia, ainda há visitante que queira antes de se lançar ao trabalho, entender, achar uma explicação para tanta sedução.
Trabalho tolo. Alvorada não explica, cobra explicação.

Se seduz, não deve ser de próposito, pois não abandona nunca, nem para as mais ilustres visitas, o seu jeito de menina arteira, que passou o dia inteiro a brincar na terra e, ao cair da tarde, fez chapinha nas poças deixadas pela chuva. Mas não, não é esse o caso.
Em sua singela pobreza de tudo - de paisagens exuberantes, de algo grande e vistoso - Alvorada torna-se altiva.

Mesmo que nela seja tudo seja assim, meio plano ou ladeira abaixo, ela não abandona este ar resistente e, até, faceiro.

Não, não é luxúria, que de luxúria Alvorada não tem pecado. Deus não pode reconhecer como erro essa vontade de se aprumar nas tardes de baile, nas noites de folia na rua, ou de som alto no domingo.

Deve ser outra coisa que encanta, nesta cidade onde poucos dormem sossegados, à espreita do escondido na noite e à espera do dia seguinte, como uma sequência da vida. Deve ser, sim, outra coisa.

Algo mais sutil, uma luz* diferente que reflete em nós a vontade de construção de uma cidade, mais fraterna, humana e solidária."

Fonte: Silvia Fernandes, jornalista, de Alvorada.

Ps: * LUZ-3.Claridade emitida por corpos que não a possuem, mas que a refletem de outros(...)-Aurélio.
Nota: Alvorada cresceu e se transformou nestes últimos anos e de novo, porque a Vida se renova, escolhe por estes dias seus novos rumos, estamos atentas.
" Somos a Memória que não se Cala!"

Um comentário:

Nilo Neto disse...

OI, GOSTARIA DE TER O EMAIL DA SILVIA FERNANDES. ESTUDEI COM ELA NA UNISINOS. DESDE JÁ OBRIGAD0. NILONETO37@GMAIL.COM