segunda-feira

Sete, 7 o Número forte da Nação !


Segunda-feira, dia do número Sete, 7 do Exú, no Rs conhecido como Bará !

Vamos começar a semana falando deste Orixá, desta força de Orí ( cabeça).

" Exú ( Bará ), é o orixá dono dos caminhos e das encruzilhadas. É o deus da comunicação e é representado pelo número sete. Contamos com êle para guiar nossos trabalhos e abertura de caminhos, de ruas e portanto, abrir canais de comunicação entre todos nós! Laroiê, Exú, alupô Bará! ( saudação à Exú)"

Ele é múltiplo e contraditório, alegre, vaidoso, astuto, grosseiro ás vezes, alguns o dizem indecente, será porque controla a sexualidade e sensualidade humana ? Falha dos que não lidam com ele no dia à dia, é nossa opinião.

Ele faz o meio de campo entre os Orixás (orum) e o mundo material o (ayé) onde transitamos, ele nos traz a "fala", o "recado", portanto interlocutor valioso, o primeiro a quem se contata para obter a passagem necessária do Ifá.

No Arquétipo dos seus filhos, traz marcado a duplicidade, o azedo e o doce, o alegre e o triste, o bom e o mau, inspiram confiança, mas capazes e sagazes, fazem um " trololó", possuem inteligênca e facilidade, rapidez nas decisões, artimanhas e intrigas políticas são as armas que usam com grande habilidade.

Corpo pequeno, magros, cabeça redonda perfeita, olhos pequenos e brilhantes, mãos nervosas.

Este Orixá, portanto, é considerado o mais " humano" de todos !

Quem de nós não o conhece em algum parente, vizinho e até mesmo na nossa família carnal e de Orí?

Portanto, Salve Exú, Bará, agô!
Desejamos uma excelente Semana!

Nenhum comentário: