domingo

Hipertensão Arterial Pulmonar ( HAP)


Meus amigos, recebi uma correspondência de amigas do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre contando que tem lido e divulgado este nosso espaço.

Antes de mais nada dizer que estamos felizes por isto e mais, estamos gratas pela leitura, espero que possamos, sempre, estar ao lado da Saúde.

Pois a Santa Casa, tem uma especialidade que cuida da Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP), doença crônica e sem cura.

Mas que ao mesmo tempo tem achado tratamento e esperança para a sobrevida dos seus pacientes.

Portadores Jovens

Conta a carta que a HAP é uma doença rara e ainda sem cura. Não há registros da incidência da enfermidade no Brasil, mas os especialistas estimam que seja semelhante aos Estados Unidos, onde há cerda de dois casos por milhão de habitantes.

Ela ( HAP) se caracteriza pelo aumento na pressão do sangue nas artérias pulmonares- que transportam o sangue dentro dos pulmões. Esse aumento provoca um esforço exagerado do coração para bombear o sangue para dentro das artérias. Com o tempo esse esforço pode levar à insuficiência cardíaca e é a principal causa de morte nos portadores de HAP.

Ela pode causar fadiga extrema, vertigem, desmaios, dor no peito e tosse, entre outros sintomas.

Ela, por ser rara, é complexa, pode estar relacionada a outras enfermidades, como lúpus, doenças reumáticas, HIV, doenças crônicas de pulmão e de fígado.

Ela pode atingir todas as faixas etárias, mas é nos jovens e nos jovens adultos que ela mais aparece.

Então, não leve na brincadeira as "dorzinhas" no peito viu ?

Avanços

A Santa Casa é pioneira no atendimento destes casos, e uma médica, é a responsável por todo este cuidado, dra. Gisela Meyer, que em 2007 coordenou o lançamento de um livro com depoimentos dos pacientes que estão enfrentando a doença.


"Lembre-se, prevenir ainda é o melhor remédio!"

Axé

Nenhum comentário: