sábado

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão


Hipertensão Arterial
("Pressão Alta")
A Hipertensão Arterial, mais conhecida como “Pressão Alta”, pode ser encarada como uma doença ou como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração, pois, na grande maioria das vezes, não provoca sintomas ou os sintomas são gerais (podem ocorrer em qualquer doença), como dores de cabeça, tonturas, mal estar...
É muito importante entender que quem sofre de hipertensão arterial terá que fazer seu controle por toda a vida, visto que, na grande maioria das pessoas (95%), não se consegue descobrir sua causa.
De todos esses casos, felizmente, a grande maioria (90%) apresentará hipertensão leve, ou seja, fácil de controlar e tratar.
Diagnóstico da Hipertensão Arterial
O diagnóstico da hipertensão arterial é estabelecido pelo encontro de níveis tensionais acima dos limites superiores da normalidade (140/90 mmHg) quando a pressão arterial é determinada através de metodologia adequada e em condições apropriadas.

Lembre-se quando for medir sua pressão esteja certo de:
1 - Não estar com a bexiga cheia;
2 - Não ter praticado exercícios físicos;
3 - Não ter ingerido bebidas alcoólicas, café, alimentos, ou ter fumado até 30 minutos antes de ter medido;
4 - Ter descansado por 5 a 10 minutos, sentado em ambiente calmo e em temperatura agradável;
5 - Relaxe bem o braço;
6 - Não falar durante o procedimento.
Sua pressão arterial deve ser controlada no mínimo uma vez por mês e, de 6 em 6 meses, consultar seu médico para checar a medicação!

Lembre-se, prevenir é o melhor remédio!
Axé !

Nenhum comentário: