sexta-feira

O Axé !

O Axé !

“ Nos terreiros de Batuque, que recriam no interior da cultura (afrodescendente) ou afro-brasileira, a preservação e a presença dos Deuses na visão, na vida e no espírito dos homens, existe um fundamento material e sagrado, constituído por substâncias minerais, vegetais e animais, que “ é plantado”, “ assentado”, tal como uma semente, em escavações feitas no chão do terreiro, barracão, ou Ylê, quando da sua fundação.
Se diz então em “ plantar o axé”, o que significa plantar a força sagrada no próprio espaço, chão do templo, ou local do culto.
O Axé que é energia, flui entre todos os seres da natureza, vai então crescer e desenvolver-se a partir dos rituais de participação.
Quando novos membros são iniciados, o que é considerado “ Troca de Axé” aumenta o potencial energético de toda a comunidade.”
Meus amigos e navegantes deste blog, voltamos para nos comunicar com esse espírito de troca, de energia e desejar a todos e todas, um excelente ano de 2008.
Desejar Saúde, Prosperidade, Força, Coragem e acima de tudo, que cada um e cada uma possa se encontrar com sua força de ORI !
Que os elementos mais sagrados da nossa tradição, do nosso ritual, possa se renovar nesse ano de XANGÔ, o grande Rei da Justiça, do equilíbrio, da música, da balança e da vida.
Que seu machado possa nos defender de todos os males, kaô kabecilé !
Dizer que temos novidade, que a semente plantada deu frutos, temos agora, uma Rádio no blog, a RÁDIO COTONETE, contribuição valiosa do Marcelo, talentoso, amigo e que de uma maneira diferente contribuí para que o Axé se espalhe, mais e mais.
Viva XANGÔ, Rei do Trovão e da Justiça!
Viva XAPANÃ, Vodum da Terra! Deus da Saúde !
Axé
“ Somos a Memória que não se Cala”

Nenhum comentário: