quarta-feira

Carnaval compromete festejo de Iemanjá


Religião

Tradição das crenças africanas recomenda que as oferendas sejam suspensas até o dia de "enterro dos ossos"

A tradicional imagem de milhares de pessoas à beira-mar com presentes e oferendas para a mãe das águas será adiada por muitos devotos das religiões africanas neste ano.
Algumas casas de religião afro orientam que excursões com devotos rumo ao Litoral ocorram depois dos dias de folia.
A coincidência entre a Festa de Iemanjá e o sábado de Carnaval, no entanto, vem dividindo a opinião de africanistas e umbandistas.
Pela tradição, dias antes do Carnaval são fechados os quartos-de-santo para resguardo dos orixás. Velas são apagadas, centros fechados, e o período de recolhimento termina no "enterro dos ossos" (sábado posterior à folia).
Segundo o Pai Cleon do Reino de Oxalá, é o período em que as energias positivas estão recolhidas e os elementos negativos, soltos.
Por isso, há a recomendação de não serem feitas oferendas e obrigações no próximo dia 2.
Ficaremos sem a proteção dos orixás neste período. Prestaremos homenagem a quem? - questiona.Muitas caravanas que partem de cidades da Região Metropolitana rumo ao Litoral foram transferidas.
Não aconselhamos que sejam feitas oferendas porque serão recebidas por espíritos ruins - explica o presidente da Federação das Religiões Afro-brasileiras e do Conselho Superior das Federações de Umbanda e Religiões Afro Brasileiras, Jorge Verardi.
Para o babalorixá Danilo de Oxalá, que coordenou a festa de Iemanjá em Cidreira durante 30 anos, trata-se de um conselho e não de uma proibição.
De acordo com o Pai Paulinho de Ogum Xoroquê, o Carnaval vai passar longe das homenagens a Iemanjá. No dia 1º, ele estará no Mercado Público da Capital com o barco de Iemanjá para abençoar os seus filhos.
Apesar da energia do Carnaval, o poder dos Orixás é imutável, perene e está presente em nossas vidas independente do calendário - opina.
Segundo o secretário de turismo de Tramandaí, Paulo Costa, uma reunião com a associação dos umbandistas decidiu manter a festa. As comemorações se iniciam às 23h30min do dia 1º, junto ao monumento à Iemanjá. Em Capão da Canoa, conforme a assessoria da prefeitura, a festa também se mantém, próxima à estátua na praia. ( roberta.schuler@diariogaucho.com.br )ROBERTA SCHULER
Obs: Publicado em Zero Hora.com, dia 23 de janeiro de 2008.
Vanessa Martins - jornalista (MTB-RS 11584)
E agora meus irmãos, qual é sua opinião ???????????????
" Somos a Memória que não se Cala "
Axé

Nenhum comentário: